Melo segue líder com quarto lugar em Long Beach

A segunda etapa da American Le Mans Series não teve, para Jaime Melo, o resultado esperado. O piloto brasileiro da Risi Competizione, parceiro do italiano Gianmaria Bruni na pilotagem de uma Ferrari F430 GT, foi o quarto colocado da classe GT na corrida deste sábado (17), encerrada no final da noite brasileira nas ruas de Long Beach, na Califórnia. A vitória foi do Porsche 911 GT3 RSR pilotado por Jöerg Bergmeister e Patrick Long, da Flying Lizard.

Largando da pole-position, Melo foi ultrapassado por Wolf Henzler ainda na primeira volta. “A presença dos protótipos das outras categorias entre os da GT complicou as coisas. Fui ultrapassado por um carro na curva 11, foi quando perdi a liderança da GT. Não dava para tentar recuperar na última curva, porque a pista é muito estreita”, explicou o brasileiro, que manteve-se em segundo até a primeira intervenção do safety car com bandeira amarela.

Na relargada, Melo superou Henzler. Uma nova troca de posições viria já em sequência. “A segunda bandeira amarela veio muito rapidamente, quando veio nós dois estávamos lado a lado, eu aliviei um pouco quando vi a bandeira amarela e ele me ultrapassou. Tive que seguir atrás dele em segundo, apesar dele ter sido advertido por me bloquear”, resumiu. O pit stop para troca de pilotos foi demorado e eliminou de vez a chance de vitória da dupla da Ferrari.

“Com a presença do safety car na pista, não pudemos mandar o carro para a pista no momento ideal, isso nos custou vários segundos”, explicou David Sims, chefe da Risi Competizione. Bruni, nas voltas finais, não conseguiu executar a estratégia de superar o BMW de Tommy Milner. “Nosso carro estava muito lento nas curvas de baixa velocidade depois de um toque de um protótipo nas últimas voltas, com isso a chance de pódio foi embora”, disse o italiano.

A terceira etapa da American Le Mans Series, no circuito californiano de Monterey, está marcada para dia 22 de maio.