Por Ylan Marcel – http://motorizado.wordpress.com/
A Peugeot conquistou uma dobradinha na segunda etapa da Le Mans Series. Os 1.000 km de Spa-Francorchamps, na Bélgica, disputada neste domingo (9), tiveram o domínio dos modelos 908 HDi FAP durante as seis horas de prova.
Na categoria principal, a LMP1, o trio Pedro Lamy, Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud superou o outro carro francês, tripulado por Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Nicolas Minassian, em mais de um minuto.
A terceira posição ficou com a Audi. O modelo R15, de Allan McNish, Dindo Capello e Tom Kristensen não foi páreo para os Peugeot. Pelo menos terminaram na volta do vencedor.
Na LMP2, o Ginetta-Zytec 09S/2 da equipe portuguesa Quifel ASM Team, venceu, com a dupla Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla terminando na sexta posição geral.
Destaque para o segundo lugar do Lola B08/80 HPD, do brasileiro Thomas Erdos e dos britânicos Mike Newton e Andy Wallace.
Entre os GTs, uma grata surpresa. O GT2 da Porsche, da dupla Richard Lietz e Marc Lieb, venceu pela segunda vez seguida e disparou na tabela de pontos da categoria. Além disso, chegou à frente do vencedor da GT1, o Ford GT de Eric de Doncker, Markus Palttala e Bas Leinders.
Na nova Fórmula Le Mans, o Chevrolet ORECA – de Steve Zacchia, Luca Moro e Wolfgang Kaufmann – venceu sem ser ameaçado, terminando numa boa 14ª colocação geral.
Entre os demais brasileiros, Fernando Rees – que faz parceria com os franceses Gabriele Gardel e Patrice Goueslard num Saleen S7-R – da equipe Larbre Competition, chegou a andar em segundo lugar na GT1, mas terminou em quarto.
Jaime Melo, em conjunto com o italiano Gianmaria Bruni num Ferrari F430 GT, também ficou em quarto, mas na GT2.
Entre os dias 12 e 13 de junho acontece a 78ª edição das 24 Horas de Le Mans. Então, a temporada da LMS só retorna em 17 de julho, com os 1.000 km de Algarve, em Portugal.