Com a vitória nas 12 Horas de Sebring e a quarta colocação na etapa de Long Beach, Jaime Melo é o líder da classe GT2 da American Le Mans Series. O piloto brasileiro, que reveza com o italiano Gianmaria Bruni a pilotagem da Ferrari F430 GT da Risi Competizione, participa neste sábado (22) da terceira etapa da temporada de 2010, no circuito misto de Laguna Seca. Sua meta é abrir vantagem e se isolar na liderança da categoria, da qual foi campeão em 2007.
Com a pontuação diferenciada que a American Le Mans Series atribui aos pilotos a cada etapa, num sistema que considera a duração de cada corrida, Melo e Bruni somam 40 pontos. Empatam em primeiro lugar com o americano Patrick Long e o alemão Jöerg Bergmeister, parceiros no Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports. Os americanos Bill Auberlen e Tommy Milner pilotam o BMW M3 GT da BMW Rahal-Letterman e vêm em terceiro lugar, com 39.
“Quando as três duplas lá da frente estão separadas por um ponto só no campeonato e cada dupla dessas pilota o carro de uma marca diferente é sinal de que o campeonato está mais do que equilibrado”, considera Melo. Para a disputa deste sábado no circuito localizado na californiana Monterey, ele aposta em outra corrida sem favoritos. “A gente precisa suar sangue para conseguir um décimo ou dois de segundo. Mesmo assim, qualquer evolução ainda é pouco”, diz.
Único piloto brasileiro inscrito na American Le Mans, Jaime Melo vem de um retrospecto negativo em sua última participação em Laguna Seca. Em 2009, a etapa encerrou o campeonato. “Eu corria em dupla com o Pierre Kaffer, havia uma chance de título. A gente precisava ganhar e torcer para os líderes irem mal, mas aconteceu o contrário. Eles foram campeões ganhando a prova, a gente enfrentou problemas com o carro. Agora, a história pode ser diferente”, torce.