24h de Le Mans: Jaime Melo busca terceira vitória consecutiva

Tidas como principal corrida de protótipos e carros esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans terão entre sábado (12) e domingo (13) a disputa de sua 78ª edição. Para Jaime Melo, um dos três pilotos brasileiros confirmados entre os inscritos, a expectativa é de conquistar a terceira vitória consecutiva no tradicional circuito francês. Sua equipe, a Risi Competizione, retoma nas 24 Horas a parceria com a Krohn Racing, inscrevendo duas Ferrari F430 GT.

Melo venceu a classe GT2 da corrida pela primeira vez em 2008, tendo como companheiros o finlandês Mika Salo e o italiano Gianmaria Bruni, e repetiu a conquista no ano passado, desta vez ao lado de Salo e do alemão Pierre Kaffer. A Risi venceu a prova pela primeira vez em 1998, pela classe LM P1, numa parceria com a Doyle Racing. Seus pilotos, na ocasião, foram o belga Eric van de Poele, o sul-africano Wayne Taylor e o espanhol Fermin Velez.

Bruni e Kaffer serão os parceiros de Melo na pilotagem da Ferrari F430 número 82. O trio venceu, em março, as 12 Horas de Sebring, primeira etapa da American Le Mans Series. O brasileiro e o italiano têm trabalhado intensamente, nos últimos anos, no desenvolvimento do modelo que a Ferrari fornece a várias de suas equipes em inúmeras competições mundo afora. Kaffer, por sua vez, atua com este modelo em três diferentes campeonatos.

A Risi Competizione reconhece o desafio que tem pela frente para tentar a terceira conquista consecutiva. “A categoria está mais equilibrada do que nunca, então nós não estamos vivendo de ilusão. Sabemos dessas dificuldades”, afirmou o chefe do time, Giuseppe Risi. “O nível da disputa e o número de equipes do primeiro pelotão nunca estiveram tão altos, não haverá espaço para o mínimo erro”, alerta o dirigente do time sediado em Houston, no Texas.

Esta será a última corrida da Risi em Le Mans com a Ferrari F430, já que a Ferrari anuncia para a temporada de 2011 a estreia da F458. “Foi o carro que nos trouxe muito sucesso nos últimos anos, não há melhor de nos despedirmos da F430 do que com uma vitória em Le Mans, correndo contra os melhores pilotos do mundo. Não vai ser fácil, mas é bom lembrar que vencemos as seis últimas provas de longa duração que disputamos”, frisa Risi.