Depois de duas participações marcadas por problemas na American Le Mans Series, e também de dificuldades em competições europeias, Jaime Melo voltou ao degrau mais alto do pódio da American Le Mans Series. O brasileiro da Risi Competizione e seu parceiro italiano Gianmaria Bruni venceram a classe GT na quarta etapa da série norte-americana. A corrida aconteceu na noite brasileira deste domingo (11) no circuito misto de Salt Lake City, em Utah.
O resultado permitiu a Melo e Bruni o retorno à liderança do campeonato, já que o norte-americano Patrick Long e o alemão Jöerg Bergmeister, vencedores das duas corridas anteriores da ALMS, terminaram a etapa de Utah em quinto. A dupla da Flying Lizard Motorsports, que sustentava a liderança da competição, teve de se submeter a dois pit stops extras para troca de pneus furados, logo nos primeiros minutos e a 14 minutos do fim.
Alheios aos contratempos enfrentados pelos rivais, Bruni e Melo tiveram uma participação sem sobressaltos em Utah. O italiano conquistou a pole-position e protagonizou, ainda na primeira meia hora de prova, uma mudança de estratégia por parte da Risi Competizione – a primeira intervenção do safety car levou o time de Houston a antecipar o primeiro pit stop para reabastecimento e troca de pneus. Com isso, Bruni caiu para a quinta posição.
“Era um risco calculado”, definiu Melo, depois da festa no pódio. “Tanto é que o Bruni recuperou tempo e posições”. Com uma hora de disputa, a direção de prova determinou nova intervenção do safety car. Bruni voltou aos boxes e passou o comando da Ferrari F430 GT número 62 a Melo. O brasileiro deixou os pits lado a lado com o americano Bill Auberlen, da BMW, que tentava sustentar a liderança mantida até então pelo seu parceiro Tomyy Milner.
“Quase voltei em primeiro para a pista, mas o Tommy reagiu bem. Estudei a entrada na reta no momento da relargada, assim que tivemos bandeira verde eu vim pelo lado de dentro da pista e consegui ultrapassar”, descreveu. A partir daí, o brasileiro, campeão da American Le Mans em 2007, administrou a vantagem. A 25 minutos do fim, com bandeira verde, Melo fez um último pit stop. “A equipe mudou a estratégia, sabíamos que precisava abastecer”, disse.
Jaime Melo pilotou o carro por mais de 100 minutos numa corrida que teve 168 minutos. “Foi difícil, estava muito quente dentro do carro, mas eu estava bem preparado para isso. Tivemos um bom carro durante todo o fim de semana. O Gimmi (Bruni) fez um ótimo trabalho, a Michelin está de parabéns, os pneus que tivemos aqui foram perfeitos, toda a equipe foi precisa”, resumiu. “Foi um fim de semana em que tudo deu certo. Estávamos precisando”.
Melo e Bruni haviam vencido, pela categoria GT, as 12 Horas de Sebring, na Flórida. Foi a prova que abriu a temporada no mês de março. As duas etapas seguintes, realizadas na Califórnia, tiveram Long e Bergmeister como vencedores, nas ruas de Long Beach e no misto de Monterey. A quinta etapa da American Le Mans Series, abrindo a segunda metade do campeonato, vai confrontar os pilotos das quatro categorias no dia 24 de julho no Lime Rock Park, em Lakeville.