Por Café com F1
Lime Rock recebeu neste sábado (24) a American Le Mans Series para mais uma prova da temporada 2010 e foi uma prova bem movimentada, com briga na liderança, acidentes, principio de chuva e muito mais.
Na largada dos protótipos 1 a liderança ficou Chris Dyson, pressionado por Jonny Cocker. O piloto da LMPC, Brian Wong, que liderava a divisão, acabou escapando da pista e perdeu tempo e posições, caindo para terceiro e cedendo a liderança para Tom Papadopoulos. Jaime Melo manteve a terceira posição na GT. Na GTC a liderança era do Porsche 54 de Timothy Pappas.
Logo no início, nas primeiras voltas, o líder Chris Dyson teve problemas, teve que parar nos pits e com isto Jonny Cocker pulou para a frente. Jaime Melo começou muito bem, passou Wolf Henzler e assumiu a segunda posição, tudo ainda nos primeiros minutos de prova. Um forte acidente com o carro 23 de Bill Sweedler, da classe GTC, provocou a primeira bandeira amarela da prova.
Bandeira verde minutos depois e Jonny Cocker que liderava teve problemas, ficou lento na pista, cedendo a posição para Simon Pagenaud. Uma susessão de batidas aconteceu e nova bandeira amarela foi acionada. O brasileiro Jaime Melo acabou sendo tocado e abandonou a prova.
Bandeira verde na volta 29 e Pagenaud sustentou a primeira posição. O destaque ficou pela disputa pela quarta colocação nos GTs, entre o Corvette 4 de Oliver Beretta e a BMW 90 de Dirk Mueller. Beretta, que excedeu no direito de bloquear o rival na disputa, foi penalizado com um drive-through. O Corvette 3 de Johnny O’Connell. que tocou em Jaime Melo no início da prova, acabou se envolvendo em outro incidente a nova bandeira amarela foi mostrada.
Na relargada, sobraram apenas dois protótipos na LMP, brigando pela vitória no geral da prova. Na volta 60 a Ferrari 430 GT nº 02 de Ed Brown rodou na pista, mas conseguiu voltar e evitou a amarela.Na parada dos pits a liderança passou para o Porsche 6 de Klaus Graf.
No fim da prova começou a cair uma chuva leve, provocando uma bela briga entre Bill Auberlen e Joey Hand na GT. Nos últimos minutos uma disputa pela liderança, entre Klaus Graf e David Brabham saiu faíscas. Graf fechou Brabham e tomou um drive-through, mas Bhabham, com o pneu furado, se arrastou na pista e não conseguiu ficar com a liderança.
No fim, deu mesmo Klaus Graf na LMP, Gunnar Jeannette na LMPC, Patrick Long na GT e Andy Lally na GTC.