Com duas classes, Protótipos ganham força no grid

No mesmo grid de largada, os potentes carros de Gran Turismo dividindo espaço com os ágeis Protótipos, um formato consagrado nas clássicas corridas de longa duração, como as 24 horas de Le Mans. Será assim também na nova TOP SERIES, que abre a temporada no próximo dia 28 de abril, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo, dentro da programação da etapa brasileira da Fórmula Indy. E a procura é cada vez maior pelas classes destinadas aos Protótipos, a TOP 1 PR e a TOP 2 PR.

Apesar de reunidos na mesma prova, os carros terão resultados separados de acordo com o modelo, claro, e a briga promete ser muito interessante também entre os Protótipos. Na TOP 1 PR, estarão os Protótipos acima de 2.000 cc sem superalimentação ou até 2.000 cc superalimentados. Na TOP 2 PR, alinham os carros até 2.000 cc sem superalimentação. Na lista inicial de inscritos, a escolha da maioria é pelos rápidos modelos MRX e Spyder.

Cada carro com toque especial dos preparadores na parte mecânica – apesar da semelhança entre os modelos, é difícil encontrar Protótipos rigorosamente iguais, o que só aumenta a expectativa em torno da primeira etapa da temporada 2012. Para a imensa maioria entre os pilotos dos Protótipos, será a primeira experiência no Anhembi. É o caso de Raijan Mascarello, que vai guiar um Spyder em parceria com o piloto da Copa Montana, Fernando Fortes.

“É mais um desafio na minha carreira, uma prova longa e que vai exigir muito da parte física. Tenho me preparado fazendo 50 km diários de bicicleta. Outro fator importante é que a parte final da corrida pode ser realizada no início da noite, o que dará um tempero incrível para a prova. A expectativa é grande e será ótimo participar de um evento top como a preliminar da Indy”, comenta Raijan Mascarello, que foi duas vezes vice-campeão brasileiro de Spyder.

A corrida em conjunto com a Indy está marcada para o sábado, dia 28, com largada por volta das 16h00. Pelas condições naturais de iluminação, é bem provável que a bandeirada seja dada à noitinha, já que as provas da TOP SERIES têm sempre previsão de três horas ou 500 km de duração. Todas as seis etapas programadas para a temporada 2012 serão transmitidas ao vivo em televisão aberta, durante uma hora, pela Band. Depois do Anhembi, a categoria passará por Interlagos, Velopark, Londrina e Tarumã.