Que era um carro rápido, todo mundo já sabia, bastava analisar os tempos registrados nos treinos livres em Pinhais. Mas a vitória ficou difícil para Jair Bana e Duda Bana depois da má notícia pouco antes do treino classificatório: com o motor quebrado, eles não participaram da tomada de tempo e largariam em último na corrida deste domingo (10). Sorte deles que o jogo começou a virar durante a prova, que eles venceram após três horas de disputa no Paraná.
“Meu pai fez uma excelente largada, andou bem o tempo inteiro e eu só precisei pegar o carro para vencer. Não enfrentamos nenhum problema durante a corrida, deu tudo certo e acho que isso é o mais importante no Endurance”, contou Duda Bana. Ponto para a resistência do Protótipo Predador. O carro já tem quatro anos de estrada e foi inteiramente preparado pela equipe de Jair e Duda, com parte dos equipamentos de carros de Fórmula.
O segundo lugar na categoria TOP 2 ficou com o trio Marcello Sant’Anna, Christian Pons e Alexandre Zaninotto, que comemorou não apenas o pódio na classificação geral da categoria, mas também a vitória na divisão GT, destina exclusivamente aos modelos GT4. Com a Ferrari F430, eles chegaram imediatamente à frente da dupla Leonardo Vital e Demétrio Mendes, de Maserati Trofeo. Foi uma corrida cheia de alternativas em função da instabilidade climática.
Os carros já estavam no grid de largada quando a chuva resolveu trazer um tempero extra à corrida da TOP SERIES. Como o regulamento proíbe a troca de pneus depois da placa de cinco minutos para a largada, os carros saíram de slick e recolheram para os boxes antes mesmo de completar a primeira passagem. As trocas de pneus foram frequentes nas três horas: chovia, parava, chovia de novo. E os vencedores nas duas divisões souberam lidar muito bem com os desafios.