A dupla formada por Carlos Dantas e Amadeu Rodrigues garantiu a pole position na Categoria IV da 21ª edição do “1000 Km de Brasília”, prova que marcará a abertura da temporada 2004 do Campeonato Brasileiro de Endurance e será realizada neste sábado no Autódromo Internacional Nelson Piquet, na capital federal do país.
A bordo de um VW Gol Geração 2.0 (Metagal/Olsa Brasil) preparado pela Arias Competições, que após vencer com facilidade o título da Força Livre Turismo em São Paulo no ano passado recebeu o carinhoso apelido de “Tomahawk”, Amadeu Rodrigues registrou sua melhor volta em 2m18s685, mais de um segundo melhor que o outro carro mais rápido de sua categoria, o GM Corsa de Ayrton Telles/Paulo Silveira/Juscelino Sarkis.
Sem ter treinado ontem, Dantas preocupou-se em apurar um ritmo constante para a corrida nos treinos desta sexta-feira o que segundo ele, é a chave para um bom resultado. “Não adianta largar na frente numa prova de longa duração sem ter uma certa constância durante todas as voltas. Como não andei ontem a noite, farei esse treino para pegar melhor as referências da pista já que nunca andei aqui nessas condições”, comentou Carlos Dantas.
De volta às pistas após dois anos sem participar de uma corrida oficial, Amadeu Rodrigues ficou muito contente com o resultado alcançado desde o primeiro contato com o carro nos treinos noturnos de quinta-feira e mostrou uma rápida readaptação. “Estou muito satisfeito com o desempenho do carro, que tem um ótimo potencial. Fizemos pequenos acertos de ontem para hoje e conseguimos melhorar nosso tempo em cerca de nove décimos”, disse Amadeu.
O piloto e preparador também falou sua volta ao Autódromo de Brasília, onde não participava de uma corrida há aproximadamente oito anos, e nem mesmo o fato de não ter feito uma preparação física adequada para a disputa tira o seu entusiasmo. “Fazia um bom tempo que não andava aqui, mas parece que foi na semana passada. Rapidamente lembrei-me de algumas manhas da pista e conseguimos virar muito rápido. Mesmo sem ter me preparado adequadamente, pois só definimos nossa participação a cerca de 15 dias, sinto-me bem para a corrida”, finalizou Amadeu Rodrigues.
A pole position da prova ficou com o Audi TTR DTM de Xandy Negrão/Xandynho Negrão/Guto Negrão, que vai alinhar na frente do Protótipo ZF/Chevrolet de Ruyter Pacheco/Flávio Andrade/Paulo Bonifácio.
A largada da 21ª edição do “1000 Km de Brasília” começará às 14h45 deste sábado e terá 183 voltas de duração. Antes, às 10h00 os pilotos entrarão na pista para um treino de aquecimento com 30 minutos de duração.
Confira os dez melhores da categoria IV:
1º) Carlos Dantas/Amadeu Rodrigues (VW Gol), 2m18s685;
2º) Ayrton Telles/Paulo Silveira/Juscelino Sarkis (GM Corsa), 2m19s892;
3º) Emerson Pinheiro/Mário Simões/Rodrigo Bianchini (VW Gol), 2m21s336;
4º) Guilherme Franklin/Sérgio Luiz/Élson Souza (Ford Escort), 2m21s651;
5º) Eronides Batalha/Juliano Batalha/José Airton (GM Corsa), 2m23s479;
6º) Tony Coelho/Fred Linhares/Josué Andrade/Vicente Fonseca (GM Corsa),2m24s793;
7º) Gerson Borini/Ricardo Dilser/José Fiaminghi (GM Montana), 2m26s213;
8º) Carlos Cunha/Renato Carvalho/Gabriel Marazzi (GM Montana), 2m29s115;
9º) Luciano Gauchinho/Ari Lages/Ivan Bastos (GM Corsa), 2m35s252;
10º) Laury Pagi/Luciana Sarkis (GM Corsa), 2m43s596