Fabricante de um dos melhores pneus de competição do mundo, a sul-coreana Kumho estreará oficialmente no automobilismo brasileiro neste final de semana, durante os 500 km de Tarumã, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, que será disputada no veloz circuito de 3.016 metros que ganhou um novo asfalto este ano. Situado no Município de Viamão, na grande Porto Alegre, a prova promete um show de tecnologia e velocidade.
A Brascar Sport Protótipos, representante da marca coreana para o Brasil, fechou acordo com a Kumho para fornecimento de pneus para o Campeonato Brasileiro de Protótipos – BRASCAR – mas decidiu ampliar a utilização dos compostos em outras competições. O representante da Kumho para competições no Brasil, Alan Magalhães, justifica a medida: “Após alguns testes realizados em Interlagos e Tarumã, percebemos que o pneu é extremament e veloz, melhor do que os disponíveis no Brasil no momento e de baixo consumo. Mesmo vindo do outro lado do mundo, chegam ao Brasil com preço competitivo graças ao apoio que a Kumho decidiu dar para o esporte no Brasil. Decidimos coloca-los também nas provas de endurance, pois ali teremos um parâmetro preciso de comparação com as outras marcas. Mas nosso foco principal é mesmo a BRASCAR, que utilizará os pneus Kumho com exclusividade”, finalizou.
Dois protótipos estarão competindo neste final de semana, equipados com pneus Kumho. Serão dois chassis MCR equipados com motor Volkswagen. Um deles será aspirado, disputando a classe III, conduzido pelos pilotos Carlos Kray e João Batista Rodrigues. Kray, criador e piloto na Brascar, também formará no trio de pilotos do MCR/VW Turbo que disputará a classe I ”A”, ao lado de João Sant´anna e Adrialdo Baldo.
“Testei os pneus Kumho na pista de Tarumã e fiquei impressionado com o que senti. Além de ba ixarmos o tempo, percebi que o pneu ainda tinha potencial para ser explorado. Sem dúvida vai ser um sucesso”, declarou Carlos Kray, piloto de Novo Hamburgo, que conhece bem a pista de Tarumã.
Os treinos para os 500 km de Tarumã começam amanhã (sexta, 21) e prometem muita disputa entre os velozes protótipos MCR, ZF, MCR-GT1 e os mais modernos carros de turismo em atividade no Brasil, como Porsche, Ferrari e o Audi TT da dupla Xandy e Guto Negrão, líderes do certame após a vitória na etapa inaugural, os 1000 km de Brasília.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.