Com 13 voltas de vantagem, a Equipe Medley Genéricos venceu neste domingo (23/05) a 21.ª edição dos ‘500Km de Tarumã’, no Autódromo de Tarumã, no município de Viamão (RS). Guto, Xandinho e Xandy Negrão conduziram o Audi TT R da equipe com muito cuidado e completaram as 166 voltas da prova, válida pela 2.ª etapa do Brasileiro de Endurance, em 3h06min47s351 (média de 159.12 km/h). Na segunda posição chegou o protótipo Radical, dos pilotos Leandro Almeida e Duda Pamplona. A próxima etapa do Brasileiro de Endurance será no dia 8 de agosto, nos ‘500 de Interlagos’, em São Paulo.
O primeiro a conduzir o carro na corrida foi Guto Negrão, que mesmo com a pista ainda molhada largou com pneus slick, perdeu algumas posições no início, mas logo depois assumiu a ponta. “Foi boa a tocada. Larguei com o maior cuidado do mundo para não complicar as coisas. Os carros que estavam com pneus para chuva chegaram a me ultrapassar, mas quando a pista começou a secar não teve como o pessoal segurar”, explicou o piloto logo que deixou o carro para que Xandinho assumisse a pilotagem com duas voltas de vantagem para o protótipo Radical.
Xandinho assumiu a condução do Audi TTR da Equipe Medley Genéricos e não aliviou muito não. Abriu muitas voltas na liderança antes mesmo da metade das 166 voltas previstas nos ‘500 Km de Tarumã’. “Depois eu parei de forçar o carro, na verdade não cheguei no limite dele em nenhum momento”, explicou o piloto, que venceu no sábado (22/03) a 3.ª etapa da F-3 Sul-Americana e abandonou a 4.ª etapa neste domingo (23/05), quando liderava. “O carro é bom demais.”
As últimas voltas ficaram na responsabilidade de Xandy Negrão, que no sábado teve uma indisposição, viajou a São Paulo, mas não era nada grave. Hoje, Xandy voltou para ajudar a Equipe Medley Genéricos a vencer em Tarumã, pela segunda vez no Brasileiro de Endurance. “O carro é um sonho. Tudo funcionou direitinho e vencemos mais uma”, explicou o piloto, vencedor dos ‘1000 Km de Brasília’, junto com o filho e o irmão.
Andreas Mattheis, chefe da Equipe Medley Genéricos, elogiou o trabalho dos três pilotos e estava muito contente com o resultado conquistado no Rio Grande do Sul. “Eles (Xandy, Xandinho e Guto) estão conhecendo cada vez mais o carro e isso é muito bom para saber o momento certo de acelerar, de pisar fundo. Estou feliz, porque tivemos um fim de semana perfeito aqui em Tarumã”, explicou Andreas, preparador da Equipe Medley Genéricos na Stock Car V8.
O grid contou com 24 carros. Xandy Negrão apenas lamentou a ausência de carros no grid. “Antigamente essa corrida tinha muito mais carros que isso. Uma prova como essa merece um grid um pouco mais cheio. Seria interessante que os carros da Porsche, assim como outros resistentes e competitivos também, participassem aqui em Tarumã. Mas acho que para a próxima etapa, em Interlagos, esse grid vai aumentar”, disse o piloto da Equipe Medley Genéricos.
Resultado dos ‘500 Km de Tarumã’ – 2.ª etapa do Brasileiro de Endurance
Os 10 primeiros – após 166 volrtas:
1.°) Xandinho/Xandy/Guto Negrão (Audi TT R) – 166 voltas, em 3h06min47s351
2.°) Leandro Almeida/Duda Pamplona (Radical) – a 13 voltas
3.°) João Carlos de Andrade/Gercial de Andrade (MC Tubarão VI) – a 15 voltas
4.°) Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 360) – a 19 voltas
5.°) Pedro de Abreu/Fabrício e Cassiano Cola (Spyder) – a 26 voltas
6.°) Guaracy Costa/Odilon Menezes/Sidnei Toigo (Aldee Spyder) – a 28 voltas
7.°) Belmiro Jr./Mattew jansen/Nélio Weiss (Omega) – a 28 voltas
8.°) Fabiano Peres/Guilherme Filho/Felipe Toledo (MCR) – a 29 voltas
9.°) Carlos Cunha/Ricardo Dílser (Montana) – a 31 voltas
10.°) Carlos Dantas/Amadeu Rodrigues (VW Gol) – a 32 voltas