IMSA: tempo instável atrapalha estratégia dos pneus e incidente na corrida deixa Pipo Derani em sexto lugar em Road America

Fim de semana difícil para o atual campeão da categoria, que já pensa na disputa da última etapa do ano em outubro em Petit Le Mans

A disputa da nona e penúltima etapa da temporada 2022 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, neste domingo (7), teve como um dos ingredientes principais as condições de tempo instáveis, que desafiaram as equipes durante a prova de 2h40 no circuito de Road America, em Elkhart Lake (EUA).

Foi um final de semana difícil para o brasileiro Pipo Derani, atual campeão da categoria, que ao lado do francês Olivier Pla, seu companheiro no #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V., da equipe Action Express, terminou na sexta colocação.

Pla, responsável pela classificação no sábado (6), foi quem largou, partindo da quinta posição do grid. Logo no início da prova, uma leve neblina começou a cair e foi piorando progressivamente até deixar a pista em condições úmidas. O stint do francês durou apenas 16 voltas, quando veio a primeira bandeira amarela e ele entrou nos boxes para a entrada de Derani.

Em seu primeiro stint, o brasileiro teve de lidar com as mudanças na pista entre seco e molhado. Derani iniciou seu stint na volta 17 com pneus slicks, mas infelizmente teve dificuldades para seguir o ritmo dos líderes da categoria DPi, que estavam com pneus de chuva, ao mesmo tempo em que tentava manter o carro na pista. A equipe acreditava que o asfalto poderia secar mais rapidamente do que de fato aconteceu. Sob bandeira verde, Derani voltou ao pit na volta 23 para colocar os pneus de chuva.

As duas horas seguintes foram cheias de desafios para o brasileiro. Além das mudanças nas condições da pista, ele teve de fazer um pit stop extra após bater em uma placa na pista. O incidente aconteceu durante a segunda bandeira amarela, quando o piloto estava ultrapassando os carros da LMP3 e teve de sair do traçado para evitar uma batida com um deles, que não deu passagem ao brasileiro, que buscava reagrupar com os carros DPi. Derani teve de parar nos boxes para a retirada da placa, que ficou na frente do carro.

O piloto voltou à pista em sexto lugar, cruzando a linha de chegada nessa colocação. “Foi um pouco difícil hoje. Estávamos com os pneus errados, na hora errada. Foi aquele tipo de prova que é difícil prever o que irá acontecer”, comentou Derani, que já venceu duas vezes neste circuito (2017 e 2021).

“Logo depois da relargada, estávamos realinhando os carros e o LMP3 deveria estar do lado esquerdo, permitindo a passagem dos carros DPi. Tive de evitar a batida e acabei acertando a placa de pista. Precisei voltar para os boxes logo depois e isso nos deixou fora da briga”, lamentou.

“Tivemos de lutar lá do fundo. Foi um dia difícil. Mas ainda temos mais uma corrida para terminar a temporada com um bom resultado e começar a pensar no futuro”, finalizou o paulista de 28 anos.

Na temporada 2022, Pipo ocupa a quinta colocação e já conquistou quatro pódios. A etapa final deste ano acontecerá no dia 1º de outubro, com a disputa das 10 horas de Petit Le Mans.

Resultado da classe DPi em Road America:
1 #10 R.Taylor / F. Albuquerque (Acura) 64 voltas em 2h40min44s167
2 #02 E. Bamber / A. Lynn (Cadillac) + 1.463
3 #01 R. van der Zande / S. Bourdais (Cadillac) + 1.981
4 #60 O. Jarvis / T. Blmquvist (Acura) + 3.819
5 #5 T. Vautier / R. Westbrook (Cadillac) + 7.003
6 #31 O. Pla / P. Derani (Cadillac) + 7.189