Que a pista de Chicago era uma das mais difíceis da temporada todos sabiam, mas que a corrida seria uma das mais conturbadas até agora ninguém esperava.
No qualy pela segunda vez consecutiva na temporada Mauzar Lourenço da Knights Motors conseguiu a pole position com o tempo de 28s906, seguido da dupla da Escuderia Sul-Brasil Rademac Romanetto q virou 28s976 e Ellery Souza com 28.993, em quarto partiu Rodrigo Righetti da Skyline com 29s045 e fechando o quinteto da frente o surpreendente Edson Paini da Paini Motors com 29s125.
Na largada todos passaram ileso, mas na resta oposta Paini q vinha sendo ultrapassado por Rafael Bastiani forçou e acabou tocando o piloto da Tux Racing, a primeira bandeira amarela foi agitada, e a partir daí uma seqüência de bandeiras amarelas inéditas no campeonato deu um ritmo lento à prova, só a partir da volta 57 é que se viram pernas maiores em bandeira verde.
Nessa altura da corrida 8 dos 25 que largaram ainda se mantinham na pista, e Mauzar Lourenço liderava seguido de Rodrigo Righetti e Ellery Souza, na re-largada da volta 57 Righetti deu um bom salto e assumiu a ponta, mas com baixo rendimento foi presa fácil para Lourenço, Souza e J. Carlos Nóbrega que vinha em quarto, na volta 59 Nóbrega atacou os lideres e na mesma curva superou Souza e Lourenço, e com um rendimento muito superior abria larga vantagem para os demais.
Na volta 66 em bandeira verde Mauzar entra no pit para a segunda parada para troca de pneus e reabastecimento, Souza vem junto, enquanto faziam o procedimento, Rodrigo Righetti erra na entrada do pit e aciona nova bandeira amarela, Nóbrega que já vinha pelo pit-lane pára e é penalizado, sendo movido para o fim da fila.
No realinhamento o diretor de prova indica que Souza é o primeiro com Nóbrega em segundo e Mauzar em terceiro, após Nóbrega cumprir a penalização Mauzar sobre pra segundo, na re-largada Souza se deu melhor e abriu larga vantagem, que administrou até a linha de chegada “Na ultima parada troquei os quatro pneus, e como faltavam 10 voltas abri a fita da grade e com isso consegui abrir uma vantagem confortável” disse o piloto no final da corrida.
Quem fez uma re-largada impressionante foi Nóbrega que por conta da penalização re-largou em oitavo, mas a dez voltas do fim foi passando um a um e chegou à segunda posição, Mauzar Lourenço chegou em 3°, Felipe Micchi da Turttles Racing em quarto e Reges Filho na quinta posição.
Com o resultado Ellery Souza empata em 550 pontos com J. Carlos Nóbrega e é líder pelo critério de desempate, em terceiro com 495 pontos vem Mauzar Lourenço, seguido de Rafael Bastiani com 416, o quinto é Romar Arns que depois de dois abandonos (conexão em Daytona e Motor em Chicago) em três corrida soma 413 pontos, José Carvalho com 411 é o sexto, Cesar Augusto com 410 o sétimo, e em 8° fechando a lista dos que passam para o chase está Rodrigo Righetti com 400 pontos.
A próxima etapa acontece no próximo dia 29 no Indianápolis Motor Speedway.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.