Finalizada a segunda temporada de 2009, o Ranking F1BC ganhou uma nova atualização de seus dados, onde os pilotos virtuais pontuam baseados em quesitos como participações, vitórias, pódios, entre outros. Bons pontuadores em temporada de estréia e líderes evoluindo pouco são as principais novidades.
O Ranking F1BC é uma ferramenta do site F1BC.com de automobilismo virtual, que informa sobre as estatísticas gerais de cada piloto em suas carreiras completas nas simulações online em provas oficiais, atribuindo pontos para participações, abandonos, não-largadas, desclassificações, vitórias, segundos e terceiros lugares, pole-positions, melhores voltas, hattricks e chelens. Confira no site www.f1bc.com a tabela atualizada.
O maior pontuador nesta última temporada na liga F1BC de automobilismo virtual foi Cláudio Colombiéri, que participou das categorias Formula Pro, Turismo Pro e Classic, obtendo vitórias em todas elas, disputando os títulos e acumulando 80 pontos. Com apenas um tento a menos aparece Gean Celso, segundo melhor “rankeado” na campanha 2009/2, disputando quatro categorias. O terceiro é Fernando Passos, campeão da Formula Light, com 70 pontos, seguido por Fagner Roberto, campeão da Formula Pro, com 68.
Entre os demais campeões nesta última temporada, André Strobel (Cup) fez 57 pontos – mesmo havendo duas corridas por etapa -, Pedro Mega (Indy) somou 56, enquanto Mike Dos Santos (Classic) garantiu 44 pontos, e Daniel Maloni apenas 29, em um reflexo da competitividade da Turismo Light, o mesmo ocorrendo na Turismo Pro, já que Douglas Chiara acumulou 27 pontos.
Falando em posições ganhas, Gean Celso também é um dos melhores: subiu de 58º para 24º colocado. Fagner Roberto tinha apenas seis pontos no Ranking, portanto da 103ª escalou até a 36ª posição. Moisés Pereira também se destaca por subir da posição 69 para a 32.
No alto da tabela, poucas e boas mudanças. Luth Cysne tomou a terceira posição que era de Carlos Junior, enquanto Marcelo Vidal ganhou a quinta colocação de Raphael Brito, e Fernando Passos ultrapassou Michel Mendonça, Raphael Brito e Diogo Leal, para ser agora o sexto melhor no Ranking F1BC.
O mais curioso é que os dois primeiros pontuaram pouco, também por suas escassas participações. Carlos Cunha disputou apenas a categoria Indy, e manteve a segunda posição com 14 pontos somados. Já Rodrigo Wizard correu uma única prova (Indy em Michigan) e conseguiu somar cinco, nada mal para o líder da tabela.
Uma coluna foi ainda adicionada no Ranking F1BC: agora todos podem conferir o número de títulos conquistados cada piloto, porém utilizados apenas para critérios de desempate. Ao todo, foram 110 novos pilotos no Ranking, totalizando 263 envolvidos de fato em pontuações.
As pontuações do Ranking F1BC são meramente ilustrativas, e não se colocam como parâmetro para julgar ou comparar pilotos, apenas para expor estatísticas de maneira rápida e informativa.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.