F1BC: Gean Celso volta a vencer, na Classic em Mosport

Na veloz e desafiadora pista de Mosport, Gean Celso espantou o azar e obteve sua primeira vitória nessa temporada. Mas para tal, teve que superar o representante da Lotus, Gustavo Frigotto, que surpreendeu na classificação, largando na pole. Apesar do grid reduzido em relação as etapas anteriores, emoção e boas disputas não faltaram.

Com os 4 primeiros colocados no mesmo segundo, o resultado da classificação mostra bem o equilíbrio que tivemos nessa etapa. Mas quem se deu bem foi Frigotto que cravou a pole, seguido de muito perto por Celso. Brock e Buch vieram na fila seguinte, muito próximos também.

Classificação

1 Gustavo Frigotto (Lotus), 1:09.232

2 Gean Celso (Brabham), 1:09.257

3 Ernesto Brock (Merzario), 1:09.492

4 Sergio Buch (Ensign), 1:09.759

5 Bruce Barrera (Ensign), 1:11.381

6 Daniele Ferraz (Ferrari), 1:11.575

7 Alexsandro Bazanella (Renault), 1:12.444

8 Marcelo Vidal (McLaren), 1:12.482

9 Decio Rocha (Brabham), 1:12.818

10 Guilherme Guerchmann (McLaren), 1:13.428

Com uma boa largada, Gean rouba a liderança de Frigotto antes mesmo da primeira curva. As duas McLarens, de Guerchmann e Vidal, também se aproveitam bem e ganham várias posição na primeira volta. Frigotto na tentativa de dar o troco em Gean, toca na traseira da Brabham e acaba rodando e saindo da pista. Com isso o piloto da Lotus acaba caindo para as últimas posições.

Depois de uma bom começo, Ebrock e Daniele também tem alguns problemas e perdem posições. Lá na frente, Gean começava a abrir uma confortável vantagem, seguido pelas duas McLarens, com Guerchmann em segundo e Vidal em terceiro. Enquanto isso, Frigotto fazia sua corrida de recuparação, executando belas ultrapassagens.

Bruce é o primeiro abandono da prova, depois de sair da pista e bater sua Ensign. Graças ao seu forte ritmo, Gustavo recupera-se rapidamente e consegue fica colado novamente nos líderes. O primeiro confronto é com Vidal, que até tenta se defender, mas Frigotto consegue uma bela ultrapassagem na retomada de velocidade da reta dos boxes. Na tentativa de dar o troco, Vidal acaba tocando na grama e saindo da pista completamente.Sua boa prova até ali, estava perdida.

Guerchmann acaba não tendo ritmo para resistir, e Frigotto retorna de forma impressionante para a segunda posição. Décio e Vidal, assim como Bruce, também abandonam a prova. Daniele que vinha com um bom ritmo, acaba sofrendo um acidente no final, e perde a sexta posição para Alexsandro na última volta.

Lá na frente, Gean confirma sua boa vitória, que acabou construída antes mesmo da primeira curva. Frigotto conquistou um importante segundo lugar, e Ernesto Brock ficou com a terceira colocação.

A quarta etapa da Classic será disputada no empolgante circuito de Kyalami, no próximo domingo (25/10), a partir das 15h30 com transmissão ao vivo através do site www.f1bc.com, que disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 50 minutos

1 Gean Celso (Brabham), 43 voltas

2 Gustavo Frigotto (Lotus), +0:15.039

3 Ernesto Brock (Merzario), +0:47.888

4 Sergio Buch (Ensign), +1 volta

5 Guilherme Guerchmann (McLaren), +1 volta

6 Alexsandro Bazanella (Renault), +2 voltas

7 Daniele Ferraz (Ferrari), +2 voltas

– Marcelo Vidal (McLaren), Abandono (11)

– Decio Rocha (Brabham), Abandono (8)

– Bruce Barrera (Ensign), Abandono (4)

Volta mais rápida: Gean Celso, 1:10.204