Conheça o iRacing, o melhor simulador de corridas que existe

iRacing. Não dá para chamar simplesmente de jogo, ele é muito mais do que isso, ele é um simulador de corridas, mas ele pode virar até mesmo profissão.

Muito mais completo do que qualquer outro título, lançado em 2008, iRacing é a plataforma que vem evoluindo ao longo dos anos, sem que haja necessidade do lançamento de algo que muitas plataformas fazem que é lançar um novo game todo ano ou de tempos em tempos a sua versão 2, 3, 4 e por aí vai… Por outro lado, o iRacing não é um game que você paga uma vez e joga para sempre, ele trabalha com o sistema de assinatura.

Por mais que isto pareça estranho, por não estarmos acostumados com games desta maneira, o valor é como se você comprasse um game por ano e, se quiser, pode cancelar a assinatura e não pagar os meses que quiser jogar.

Além disso, outra diferença para os jogos comuns (e chamo os outros de comuns, porque este é completamente diferente de tudo que você já possa ter experimentado) é que há um pacote básico que vem incluído no game e que permite com que você dispute todos os campeonatos para “rookies”, mas, depois disto, começa a surgir a necessidade de que você compre carros e pistas novos para que dispute campeonatos de licenças superiores.

Ah! Licenças, né? Falando em licenças, aqui está uma das melhores partes deste simulador (lembra que eu escrevi que ele era muito além do comum), pois mistura alguns elementos de RPG. O que eu quero dizer com isso? Você precisa disputar várias corridas de maneira segura, sem sair da pista, sem rodar, sem bater, para acumular pontos de segurança para que seja promovido de licença, e, conforme você sobe de licença campeonatos com carros e pistas cada vez mais famosos podem ser acessados. As licenças vão de R (rookie/novato) e passam por D, C, B, A e WC (a qual somente os melhores do mundo possuem), divididas entre Road (circuitos mistos), Oval, Dirt Road e Dirt Oval (estas duas últimas envolvendo pistas de terra).

Há servidores 24 horas por dia, com corridas 24 horas por dia, organizadas de maneira automática e de maneira extremamente precisa para que haja equilíbrio de forças entre aqueles que estão disputando aquela mesma categoria, na mesma hora, para que sejam distribuídos corretamente entre baterias (aqui chamada de “splits”). Então você não precisa organizar uma corrida ou achar alguma corrida que alguém ou algum amigo está organizando, elas estão todas lá, basta conectar e achar uma para disputar.

Se você não quiser correr nas categorias oficiais, você ainda pode criar servidores e ligas privadas para correr somente com amigos -, mas estas corridas não contam pontos para a sua licença. Além disso, há diversos campeonatos no Brasil que usam o iRacing para organizar suas corridas, como, por exemplo, o nosso parceiro F1BC.

Quais carros encontramos no iRacing? F3, F-Renault, F1 antigos ou dos anos 2000 (hoje foi anunciada uma parceria com a Mercedes para que os seus carros de F1 de 2021 e 2022 estejam dentro do simulador), LMP2, Ferraris, Porsches, BMWs, Lamborghini e muito mais entre os “Road”. No “Oval” temos IndyCar, NASCAR de todas suas divisões, além do NextGen e modelos antigos. Totalizam mais de 130 carros.

E os circuitos? Interlagos, Nurburgring, Silverstone, Daytona, Bristol, Barcelona, Phillip Island e muitos, muitos outros, totalizando mais de 100 circuitos e mais de 350 traçados.

Ainda tem dúvidas se este é o melhor simulador de corridas que existe? Max Verstappen, Rubens Barrichello, Fernando Alonso, entre muitos outros nomes são encontrados correndo em sessões abertas do iRacing (eu mesmo já andei em uma mesma bateria de F3 em Sebring com o Juan Pablo Montoya!). Além disso, NASCAR, IMSA, Porsche e outras séries reconhecem oficialmente seus campeonatos no simulador.

O iRacing pode ser assinado diretamente no site www.iracing.com ou via Steam. A vantagem da Steam é que o valor da assinatura é pago em reais e não flutua com a variação cambial, uma vez que diretamente no site oficial, a assinatura é paga em dólares.

A plataforma utilizada para jogar é PC e para ter toda a experiência recomendamos que tenha volantes e pedais Realdrive Tech e cockpit Extreme Simracing, ambas empresas brasileiras, parceiras do F1Mania.