Opinião: vale a pena acompanhar a F1 eSports Series?

Que pergunta para iniciar essa matéria, não?

Você já deve ter se perguntado se é algo importante, se vale uma coluna num jornal, se vale um vídeo de notícia, ou até mesmo se vale seu tempo enquanto está de folga. Então, vale ou não vale a pena acompanhar a modalidade virtual da tão amada Fórmula 1?

Como dito em outras matérias aqui no F1Mania.net, a premiação do ano passado foi superior a R$ 2 milhões, com mais de 109.000 participantes ao longo de todo ano.

Ora, com esse cenário, seria então menos importante do que qualquer outro campeonato real? A empresa Newzoo, que trabalha com análise financeira de mercado e receitas de games e eSports, diz que cenário competitivo dos jogos vai faturar muita grana em 2020. De acordo com a previsão, cerca de U$ 1.1 bilhão serão gerados nessa área – em todo o mundo de eSports.

Toda vez que penso no mundo virtual automobilístico, me recordo claramente das palavras do piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen: “Passamos imenso tempo no simulador e diria que hoje em dia os simuladores rondam os 95 por cento (referindo à correlação com o que acontece em pista). Os cinco por cento que faltam são as forças G, porque não é possível replicá-las no simulador”.

Dado tal declaração, nota-se uma correlação quase que mágica entre o esporte virtual e o real. Ainda nos referenciando em matérias anteriores, aqui no F1Mania.net, vimos que diversos atletas do mundo virtual, agora passam a fazer jus as suas posições em assentos reais. Pois então temos a questão: devemos investir?

A resposta para tal questão não é tão difícil. Se recordam do garotinho, Brendon Leight? Isso, aquele mesmo, o bicampeão mundial da categoria eSports (biênio de 2017-2018), que foi contratado em seguida pela Mercedes. Nota-se agora uma relação suave, Brendon teria ajudado a equipe a elevar seu nível em relação ao simulador? Afinal, como dito pelo próprio piloto Verstappen, 95% já estão presentes.

Concluo, pelo menos a princípio, que o nosso investimento é válido. Notadamente não vemos um investimento, numa área que permeia os arredores do incrível orçamento de Hollywood (40 bilhões de dólares em 2019), mas que não nos traz tanto gastos, no mesmo momento em que abre um leque enorme de oportunidades e de novos talentos, afinal, quanto tempo falta para um campeão da F1 eSports Series se tornar um campeão de Fórmula 1?

Em 2020, novamente teremos as dez escuderias presentes no esporte virtual, mais uma vez galgando novos e melhores equipamentos para seus pilotos e então fazendo jus a todo o investimento realizado neste setor.

Portanto, é melhor ficar de olho, ou vai querer perder a criação de uma das melhores academias de piloto?

Esse artigo pode não retratar a opinião do F1Mania.net, sendo ele de inteira responsabilidade de seu autor.

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês!

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

 

Está no ar o Episódio #3 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Igor Fraga é o campeão da Toyota Racing Series. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:

Ouça no Spotify – https://f1mania.vc/auV
Ouça no Google Play Music – https://f1mania.vc/auU
Ouça no Deezer – https://f1mania.vc/auX
Ouça no iTunes – https://podcasts.apple.com/us/podcast/f1mania-podcast/id1496336264

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube: ePRIX DE MARRAQUEXE 2020 | MELHORES MOMENTOS:

 

Mercedes faz shakedown do W11:

 

AlphaTauri apresenta o AT01:

 

McLaren revela o MCL35 para a temporada 2020 da F1:

 

Red Bull mostra primeiras imagens do RB16 na pista:

 

Ferrari apresenta o SF1000 para a F1 2020:

 

F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola:

 

Fórmula 1 faz tributo à Ayrton Senna no Parque do Ibirapuera:

 

Pilotamos Lamborghini, McLaren e Mercedes em Las Vegas: