Farfus Jr. será um dos destaques no evento oficial de apresentação do campeonato

O piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), de 20 anos, já está em Monza, nas cercanias de Milão, na Itália, para o evento de apresentação da Temporada 2004 do Campeonato Europeu de Turismo, uma das competições mais antigas e importantes do automobilismo mundial. O evento, que é bastante aguardado na Europa, acontece amanhã (04/03) e sexta-feira no lendário circuito de Monza. Na ocasião, serão apresentados para o público e para a mídia européia todas as equipes e os pilotos que estarão brigando pelo título do ETCC (European Touring Car Championship), como também é bastante conhecida a competição.

Augusto, que sagrou-se Campeão Europeu de F-3000 no ano passado, será apresentado como o grande reforço da equipe italiana Auto Delta – escuderia oficial da montadora Alfa Romeo, que integra o grupo Fiat-Ferrari. Augusto é o único piloto brasileiro no grid da categoria e também é o piloto mais jovem dessa temporada. Os experientes pilotos italianos Gabriele Tarquini – atual Campeão pela Alfa Romeo e com passagens pela F-1 de 1987 a 1992 –, de 42 anos, e Fabrizio Giovanardi – Campeão pela Alfa Romeo em 2001 e 2002 -, de 38 anos, são os companheiros de equipe de Augusto.

No dia 28 de fevereiro foram encerradas as inscrições para a edição 2004 do ETCC. Mais de 20 pilotos divididos em 11 equipes estarão na disputa pelo título. Além da Alfa Romeo, as escuderias BMW, Seat e Peugeot também estão confirmadas. Com grandes equipes e vários pilotos de renome no automobilismo mundial, como Alex Zanardi (BMW), Gianni Morbideli (SEAT), Dirk Muller (BMW) e Jan Magnussen (Peugeot), a Temporada 2004 promete ser bastante acirrada. “O Campeonato é de alto nível, com pilotos de bastante experiência, como os meus companheiros de equipe. Estou aqui para ajudar a Alfa Romeo a conquistar mais um título. Mesmo sendo a minha primeira temporada na categoria, estou bastante competitivo”, diz Augusto, que vem surpreendendo a cúpula da Alfa Romeo pelos resultados obtidos nos testes de pré-temporada com o modelo Alfa Romeo 156 TS.

Augusto, que saiu de um monoposto da F-3000 para guiar um carro de turismo, até já recebeu um novo apelido da mídia européia: “Little Boy”. O apelido surgiu depois que Augusto fez bonito nos testes de pré-temporada: foi o mais rápido nos treinos de Valência, na Espanha, no inicio de fevereiro; ficou entre os três mais rápidos nos testes realizados nos dia 18 e 19 de fevereiro, em Magny Cours, na França; e registrou a melhor marca geral em Hockenhein, no final do mês passado. “A minha pré-temporada foi muito boa. Como eu vim da F-3000 aproveitei os testes para me adaptar ao máximo ao carro de turismo. Consegui desenvolver um bom trabalho de acerto, o feedback com os com os engenheiros foi preciso e os resultados começaram a aparecer. Consegui ser rápido na Espanha, na França e também na Alemanha, o que me deixa muito confiante para essa difícil temporada”, revela.

O Campeonato Europeu de Turismo é uma competição oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), disputado em 10 etapas, com duas baterias por etapa. A categoria corre nos principais autódromos da Europa, como Ímola e Monza, na Itália, Magny-Cours, na França, Spa-Francorchamps, na Bélgica e Hockenheim, na Alemanha.

A etapa de abertura acontece nos dias 28 e 29 de março, no próprio Autódromo de Monza. E a última etapa, onde será conhecido o campeão, está programada para o dia 09 de outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes. “É uma grande responsabilidade guiar pela Alfa Romeo. A equipe está acostumada com vitórias e títulos. Sem dúvidas, é um time consagrado, por isso estou muito contente em integrar a equipe”, finaliza Augusto.