O piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), atual Campeão Europeu de F-3000, participou do evento oficial de apresentação do Campeonato Europeu de Turismo, no autódromo de Monza, na Itália. Na ocasião, Augusto foi apresentado para o público e para a mídia européia como o grande reforço da equipe italiana Auto Delta – escuderia oficial da montadora Alfa Romeo, que integra o grupo Fiat-Ferrari – para a Temporada 2004. Foram dois dias com muitas atividades dentro e fora da pista.
O evento teve inicio na quinta-feira (04) com a realização de uma coletiva de imprensa com os organizadores do ETCC (European Touring Car Championship), como também é bastante conhecida a competição. Vários jornalistas italianos e de toda Europa lotaram a sala de imprensa do autódromo. Durante a coletiva a organização do ETCC destacou o crescimento da categoria a nível internacional e revelou que a expectativa é que a Temporada 2004 seja a mais disputada e emocionante de todos os tempos. Os organizadores ressaltaram também que o número de pilotos interessados em disputar a competição têm crescido, porque a categoria oferece o que eles querem: acessibilidade, visibilidade e corridas emocionantes. A organização falou ainda da importância da cobertura televisa que a categoria dispõe em diversos países, não ficando restrito apenas ao canal Eurosport, que realiza as transmissões da categoria com uma equipe de profissionais com capacidade de produzir mais de 15 horas de imagens ao vivo de cada corrida. Após a coletiva os jornalistas tiveram a oportunidade de dar algumas voltas com os pilotos no circuito de Monza. Augusto, o único brasileiro na competição, levou mais de 10 jornalistas para conhecer o traçado na velocidade em que as corridas são disputadas.
Além das entrevistas, a quinta-feira ainda foi de muito trabalho para as escuderias. Mas de 15 pilotos foram para pista para as quatro sessões de testes programadas. No entanto, Augusto não treinou nesse dia, porque a Auto Delta esteve em Monza com apenas dois carros, que foram usados por seus dois companheiros de equipe. “Tive um dia cheio na quinta-feira. Mesmo não testando o carro, participei de vários compromissos fora da pista”, comenta Augusto.
Na sexta-feira (05), último dia do evento, ocorreram outras quatro sessões de testes. Os pilotos da equipe BMW, Jörg Muller, Andy Priaulx e Dirk Muller foram os mais rápidos nos dois dias de testes. Gabriele Tarquini, companheiro de Augusto na Alfa Romeo, ficou com a quarta posição, enquanto que Fabriizio Giovanardi, o outro companheiro do brasileiro, registrou o quinto melhor tempo. Na soma dos tempos de todas as sessões, Augusto ficou na nona colocação, embora só tenha ido para pista na quarta e última sessão de testes de sexta-feira. “Só andei na última sessão de sexta-feira, mas mesmo assim consegui ficar entre os dez primeiros. Estou muito contente em integrar a escuderia Alfa Romeo e de estar realizando um bom trabalho para a equipe. Estou ansioso para o inicio da competição”, diz Augusto, que é o mais novo entre os mais de 25 pilotos inscritos no Campeonato. A primeira etapa do Europeu de Turismo acontece lá mesmo em Monza, no dia 28 de março.