Neste fim de semana (27 e 28/03), no lendário Autódromo de Monza, na Itália, o piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), de 20 anos, começa a luta em busca de mais um título internacional. Augusto, que conquistou o título do Campeonato Europeu de Fórmula Renault em 2001 e sagrou-se Campeão Europeu de F-3000 no ano passado, está bastante motivado para a disputa da etapa de abertura do Campeonato Europeu de Turismo. A competição, que também é bastante conhecida na Europa como ETCC (European Touring Car Championship), é um dos Campeonatos mais antigos e importantes do automobilismo mundial. Augusto, que foi contratado como o grande reforço da escuderia italiana Auto Delta – equipe oficial da montadora Alfa Romeo – para a temporada 2004, acelera o novo modelo Alfa Romeo 156 S2000 em busca de um bom resultado nas duas provas da primeira etapa, o que lhe daria uma boa bagagem para o resto do ano. Cada etapa é marcada por duas corridas, ambas no domingo, com a tomada de tempo sempre aos sábados.
A temporada 2004 do Campeonato Europeu de Turismo conta com vários pilotos de ponta e grandes montadoras. Nomes como Gabriele Tarquini e Fabrizio Giovanardi, ambos companheiros de equipe de Augusto, Alex Zanardi e Antonio Garcia, da BMW, Jordi Gene e Gianni Morbidelli, da Seat, e Jan Magnussen, da Peugeot, são alguns exemplos de pilotos experientes que vão integrar o grid de largada. “O Europeu de Turismo é uma competição de alto nível. Estou preparado e bastante ansioso para a minha estréia na categoria”, comenta Augusto, que saiu de um monoposto com mais de 500 cavalos para guiar um carro de turismo, onde as características de pilotagem e de acerto de carro são totalmente diferentes.
Augusto, que é o piloto mais jovem da temporada e o único representante brasileiro, sabe das dificuldades que vai enfrentar ao longo da competição, e acredita que os trabalhos realizados durante a pré-temporada vão lhe ajudar bastante. E não é para menos, em dois testes coletivos da categoria, o primeiro no circuito de Valência, na Espanha, e o outro em Hockeinheim, na Alemanha, Augusto confirmou as expectativas da Auto Delta ao ser o mais rápido nos testes. Em Magny-Cours, na França, o brasileiro também acelerou forte e ficou entre os três primeiros. “Aproveitei ao máximo os testes de pré-temporada para pegar os macetes do carro. Consegui desenvolver um bom trabalho, o que me deixa bastante confiante para a temporada”, completa Augusto.
A programação oficial no Autódromo de Monza tem inicio na sexta-feira, onde a escuderia Auto Delta fará uma apresentação de todo o seu staff para mais de 120 jornalistas. No sábado, a programação na pista começa pra valer com duas sessões de treinos oficiais. Ainda no sábado, acontece o treino de classificação que define o grid de largada. No domingo, acontece um warm-up e as duas baterias da etapa.