Categoria: ETCC
|
28 de março de 2004 19:40

Farfus Jr. vence a primeira corrida, é terceiro na segunda

Hoje (28/03) o Brasil e o piloto paranaense Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), de 20 anos, deram um verdadeiro show no Autódromo de Monza, na Itália, onde aconteceu a primeira etapa do Campeonato Europeu de Turismo. Numa categoria onde os nomes experientes predominam, como o de Alex Zanardi, Gianni Morbidelli, Jan Magnussen, Gabriele Tarquini, Fabrizio Givanardi, Dirk Müller, entre tantos outros, o jovem brazuca mostrou que esse ano é mais uma vez o favorito ao título com sua Alfa Romeo 156 S2000.

Ontem, na tomada de tempos, Augusto registrou a segunda melhor marca, garantindo, em sua corrida de estréia, a primeira fila do grid, ao lado de Tarquini, seu companheiro de equipe, atual Campeão da categoria e ex-piloto da F-1. Na largada da primeira bateria, com duas BMWs largando atrás, Augusto caiu para terceiro e Tarquini para quinto. No entanto, na terceira volta, Augusto já era o ponteiro da prova, pra dali não mais sair. Seguido dele, vieram seus companheiros de equipe, Tarquini com a Alfa número 1, e Fabrizio Giovanardi com a Alfa número 2. Fechava ali o primeiro pódio do dia, com três pilotos da Alfa em festa e a cor vermelha única no alto da comemoração. Na segunda bateria, que tem seu grid invertido, fazendo o primeiro colocado da primeira prova largar em oitavo e o oitavo ganhando a pole (do nono pra trás mantém-se as mesmas posições), Augusto saiu na oitava colocação, com seus dois companheiros de time na sétima e na sexta posição. Mas o dia era mesmo do brasileiro. Numa corrida perfeita, sem erros e registrando a volta mais rápida, Augusto veio ultrapassando um a um, até fechar os 51 km da prova na terceira colocação. Com os resultados da primeira etapa do Campeonato, o “Little Boy”, como Augusto passou a ser chamado desde os primeiros testes de pré-temporada, ainda em janeiro, consagrava-se como o grande Campeão do GP de Monza e líder absoluto do Campeonato. “Estou feliz demais! Não tenho como explicar! É uma sensação que só o meu carro e o meu capacete têm como saber. Tenho que agradecer a todos da Alfa Romeo, que acreditaram no meu potencial. Eles deram a chance de um piloto jovem mostrar o seu trabalho. Mas tenho que agradecer também a um cara em especial… o cara lá de cima”, diz Augusto, em meio a muitas entrevistas para jornalistas do mundo todo.

Com o resultado, Augusto sai de Monza, onde já venceu lá outras duas vezes, com a F-Renault e com a F-3000, como líder do Campeonato, com 16 pontos, contra 14 do segundo colocado, o alemão Jörg Müller, de 34 anos, da equipe BMW. Além da vitória na primeira etapa, dos dois troféus e dos dois pódios, Augusto leva para a próxima etapa, no dia 18 de abril, no circuito espanhol de Valência, 40 kg de chumbo no seu carro: é que, pelo regulamento do Campeonato Europeu de Turismo, o vencedor é obrigado a colocar 40 kg no carro para deixá-lo mais pesado e assim a disputa mais emocionante. “Saio daqui muito feliz. Entrei no Campeonato consciente das dificuldades que iria encontrar. Por isso o gosto é tão bom, tão doce. Estou voltando para casa como o líder do Europeu de Turismo. Maravilha demais!”, fala Augusto que, quando recebeu a bandeirada da vitória na primeira bateria, passou a comemorar dando luz alta para o público de Monza, que em pé, aplaudia o brasileiro.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.