Augusto Farfus Jr. quer a vitória no Grande Prêmio da Espanha

Amanhã (17/04) o piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), de 20 anos, acelera sua Alfa Romeo 156 S2000 no circuito de Valência, na Espanha, para as duas sessões de treinos oficiais e a tomada de tempos que vai definir o grid de largada para o GP da Espanha, segunda etapa do Campeonato Europeu de Carros de Turismo: categoria que além do apoio direto de grandes montadoras, conta com pilotos de “peso” do automobilismo mundial, muitos deles com passagens pela F-1, como os italianos Gabriele Tarquini, atual Campeão da categoria e companheiro de Augusto na Alfa Romeo, e Alessandro Zanardi, da equipe BMW.

No ETCC, como também é bastante conhecida a competição, cada etapa tem duas baterias com 51 quilômetros de duração cada uma. O vencedor da etapa é o piloto que soma o maior número de pontos nas duas baterias. O critério de pontuação da competição segue o mesmo sistema da F-1: o vencedor conquista 10 pontos, o segundo colocado oito pontos, o terceiro colocado seis pontos, o quarto lugar cinco pontos e assim sucessivamente, até o oitavo colocado, que ganha um ponto.

As sessões oficiais de treinos de hoje têm 30 minutos de duração cada. A primeira começa às 04 horas (Horário de Brasília) e a segunda e última sessão tem início às 07h45min (Horário de Brasília). A tomada de tempo que vai definir o grid de largada está programada para as 10h15min (Horário de Brasília), com 30 minutos de duração. As duas baterias do GP da Espanha acontecem no domingo, com a primeira tendo início às 09h45min (Horário de Brasília) e a segunda às 10h45min (Horário de Brasília). Um detalhe no regulamento que aumenta a competitividade e a emoção da categoria é o grid de largada para a segunda bateria, que é invertido: o oitavo colocado vira o “pole” e o primeiro larga na oitava posição. Do nono para trás, mantém-se o resultado final da primeira bateria.

“Estou muito concentrado para essa corrida. Demonstrei o que posso fazer logo na estréia em Monza, por isso acredito que estarei brigando pela vitória outra vez. Mas temos que ficar muito atentos com a equipe Seat, que estará correndo em casa. A idéia sempre é a mesma: pisar fundo no acelerador para conseguir uma boa posição no grid para estar brigando pela vitória. Fiz um treino aqui em fevereiro e o resultado foi bom. Agora é colocar isso em prática”, comenta Augusto, piloto da equipe italiana Auto Delta – escuderia oficial da montadora Alfa Romeo. A prova será transmitida ao vivo pelo canal Europort e também pelo site www.eurosport.com.