Diferente do que aconteceu nas três primeiras etapas do Campeonato Europeu de Turismo, que tem registrado sempre uma Alfa Romeo ou uma BMW na pole, hoje (15/05), no circuito de Hockenheim, na Alemanha, a vez foi da Seat, com seu Toledo Cupra garantir o primeiro lugar do grid de largada para a prova de amanhã que marca a quarta etapa da temporada. Com o tempo de 1min48seg669, o espanhol Jordi Gene fechou a classificação na primeira posição, trazendo logo atrás a BMW do também espanhol Antonio Garcia. Para as Alfas Romeos, tão acostumadas a sair nas primeiras posições, restaram a quarta colocação para o italiano Fabrizio Giovanardi, a sétima para o brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard) e a oitava para o atual campeão da categoria, Gabriele Tarquini. No entanto, os tempos registrados pelos carros número 3 e número 1 da Alfa Romeo têm ainda uma explicação: enquanto os bólidos espanhóis entraram na pista sem nenhum peso extra, Augusto e Tarquini entraram com um lastro. O piloto brasileiro, pelo pódio obtido na prova anterior, é obrigado, pelo regulamento da categoria, a disputar a tomada e a corrida com 10 kg de chumbo no carro, o que garante uma maior competitividade às provas.
Augusto, que é o único brasileiro a disputar o Campeonato Europeu de Turismo e que na segunda etapa da temporada registrou a pole position, dessa vez marcou o tempo de 1min49seg000, 0.331 de diferença para Gene. O brasileiro, nos trinta minutos de classificação, deu 11 voltas com sua Alfa Romeo 156 S2000, tendo duas delas perdidas pela entrada do safety car na pista. “Hockenheim é a casa da BMW. Chegamos aqui conscientes das dificuldades que iríamos enfrentar, porque trata-se sempre de um time muito forte. Mas pra mim a surpresa foi a Seat. Eles mandaram muito bem. Dois carros deles estão nas primeiras filas do grid. Só dá pra esperar uma corrida muito forte e muito mesclada”, diz Augusto, referindo-se ao outro piloto da escuderia espanhola, Frank Diefenbacher, que larga na quinta posição.
Amanhã, a primeira prova do Campeonato acontece às 9h45min (Horário de Brasília). A segunda bateria, que tem seu grid invertido, fazendo do primeiro colocado o oitavo e do oitavo o pole, mantendo o nono pra trás nas mesmas posições, acontece às 10h45min (Horário e Brasília). Cada corrida tem 51 km de duração. O GP da Alemanha será transmitido ao vivo pelo canal Europort e também pelo site www.eurosport.com.