Neste fim de semana (05 e 06/06), o piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), de 20 anos, participa na Itália da “I Olimpíada do Coração” – uma verdadeira maratona de atividades esportivas em prol da solidariedade. Augusto, que representa o Brasil no Campeonato Europeu de Turismo, umas das competições mais disputadas do automobilismo mundial, foi convidado pelo promotor do evento, Paolo Brosio, famoso jornalista da TV italiana. Na Olimpíada do Coração serão disputados torneios de futebol, tênis, golf e uma corrida de bike em homenagem ao ciclista italiano Marco Pantani, que faleceu no início deste ano na Itália. Toda a renda arrecadada no evento será repassada para o Hospital Pediátrico di Massa, localizado na província de Lucca, onde também serão realizados os eventos esportivos.
Augusto, que reside na Itália há seis anos, irá participar da “mini-competição” de futebol, e da prova de bike, onde são esperados mais de mil ciclistas de todas as regiões da Europa. Augusto, que vai pedalar os 130 km da prova pela equipe da academia Formula Medicine – centro médico especializado no preparo físico de pilotos de ponta–, revela que o evento denominado “Gran Fond Memorial Marco Pantani” é de alto nível. “Começamos a corrida de bike no nível do mar, depois encaramos a primeira subida, nos 870 metros de altura, aí chegamos na segunda subida com 1.100 metros, e a última e mais pesada com 1.400 metros. Depois desse sufoco tremendo, pegamos uma descida até achegar ao nível do mar novamente”, explica Augusto, que foi convidado pela organização justamente por seu condicionamento, tido como um dos melhores da Formula Medicine, e por sua alta popularidade na Europa. A prova é marcada por subidas acentuadas justamente porque Pantani ficou muito respeitado e conhecido por sua rapidez e agilidade em escaladas de bike.
Os pilotos Ryan Briscoe, piloto de testes da Toyota na F-1, Robert Doombos, que disputa a F-3000 Internacional, Salvatore Tavano, que também corre no Campeonato Europeu de Turismo, e Matteo Bobbi, da FIA GT, são os atletas da Formula Medicine que vão encarar o desafio junto com o brasileiro. Segundo o italiano Franz Donati, treinador da Fórmula Medicine, a expectativa é que Augusto finalize a prova em cinco horas e meia.
Augusto também vai entrar em campo para a disputa de um quadrangular de futebol integrando o time dos Pilotos Mundiais. As outras três equipes são formadas por cantores italianos, por personalidades do esporte, e por políticos da região da Toscana. A “Olimpíada do Coração” será realizada de amanhã até domingo.