Ontem (06/06), na província de Massa, na Itália, o piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), de 20 anos, participou da “I Olimpíada do Coração” – uma verdadeira maratona de atividades esportivas em prol da solidariedade. Na Olimpíada do Coração foram disputados torneios de futebol, tênis e uma corrida de bike em homenagem ao ciclista italiano Marco Pantani, que faleceu no início deste ano. Toda a renda arrecadada no evento foi repassada para o Hospital Pediátrico di Massa. Uma multidão de italianos prestigiou o evento que foi promovido por Paolo Brosio, famoso jornalista italiano, e sócio de Flávio Briatore, que comanda o time da Renault na F-1.
Augusto – que há seis anos reside na Itália e corre pela escuderia Alfa Romeo no Campeonato Europeu de Turismo -, participou do “Grand Fondo Memorial Marco Pantani”, com 130 km de extensão, e do torneio de futebol integrando o time dos Pilotos Mundiais. Na prova de bike, Augusto que integrava a equipe da academia Formula Medicine – centro médico especializado em preparação de pilotos – junto com os pilotos Ryan Briscoe, piloto de testes da Toyota na F-1, Salvatore Tavano, que também corre no Campeonato Europeu de Turismo, e Matteo Bobbi, da FIA GT, foi o melhor atleta da equipe, completando os 130 km do percurso em pouco menos de cinco horas, finalizando a prova na 95º posição. Participaram da corrida de bike mais de 700 ciclistas de toda Europa. “Encaramos uma corrida de bike profissional. Começamos a prova no nível do mar, depois encaramos a primeira subida, nos 870 metros de altura, aí chegamos na segunda subida com 1.100 metros, e a última e mais pesada com 1.400 metros. Depois desse sufoco tremendo, pegamos uma descida até chegar ao nível do mar novamente. O resultado foi muito bom, completamos a prova antes da nossa previsão, que era de cinco horas e meia”, explica Augusto, que pedala mais de 250 km por semana no seu treinamento físico para agüentar as corridas do Campeonato Europeu de Turismo.
Na Olimpíada do Coração, Augusto também entrou em campo integrando o Time dos Pilotos Mundiais na disputa de um quadrangular de futebol. Na primeira partida, o Time dos Pilotos perdeu nos pênaltis para a equipe formada por personalidade da região da Toscana. No segundo confronto, os pilotos ganharam do time dos cantores italianos por 3×1. Augusto jogou no ataque, mas dessa vez não balançou a rede. No fim do torneio, o Time dos Pilotos ficou na terceira posição.
Agora, o brasileiro segue com o seu treinamento físico diário até a próxima etapa do Campeonato Europeu de Turismo, que será realizada nos dias 26 e 27 de junho na pista de Donington Park, na Inglaterra.