Farfus Jr. protagoniza uma das mais belas recuperações do automobilismo

Hoje (31/07) o Autódromo de Spa-Fracorchamps, na Bélgica, assistiu uma das mais belas recuperações do automobilismo mundial. E como protagonista dessa cena, o piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard) na disputa da sétima etapa do Campeonato Europeu de Turismo. Depois de sofrer uma forte batida na tomada de tempos de ontem, o que lhe jogou para a 32ª colocação do grid de largada, Augusto mostrou já no warm-up, quando registrou o primeiro tempo geral, que iria fazer das corridas de hoje um verdadeiro espetáculo. No autódromo mais longo em atividade da Europa, com 6.970m, o brasileiro, que largou na 16ª fila, já ocupava a 15ª posição na segunda volta. E assim foi volta a volta até cruzar a linha de chegada na 8ª colocação. Com o resultado, além de ter ganho 24 posições, o brasileiro conquistou a chance de largar na pole position na segunda bateria, já que, pelo regulamento, o grid se inverte do oitavo pra frente. “Foi uma corrida excelente. Recuperei as posições que eu tinha perdido com a batida na tomada. Foi show de bola mesmo. E o bom é que dessa vez fui eu quem me beneficiei com o regulamento, porque eu já tinha me prejudicado em outras provas com essa inversão”, diz Augusto, que é o responsável pela Alfa Romeo número 3.

Com a pole garantida, Augusto saiu para a segunda prova pronto para subir ao pódio. Mas um drive trough, penalidade que lhe obriga a passar pelo box na velocidade de 80km/h, o fez deixar a vitória nas mãos do alemão Jorg Muller. A direção de prova entendeu como mudança de traçado a defesa que o brasileiro fez na largada, quando segurou o espanhol Antonio Garcia da BMW, que vinha pela grama para ultrapassa-lo. Com a penalização, que foi cumprida na terceira volta, Augusto voltou para a corrida na 25ª posição, com a meta de mais uma vez se recuperar. E foi o que fez, só que dessa vez sem conquistar tantas posições como na primeira prova, cruzando assim a linha de chegada na 22ª colocação.

“Não vi como uma troca de traçado. Briguei pela minha posição. Mas a direção viu assim. Saio de Spa com a certeza que fiz uma das melhores corridas da minha vida. A primeira prova foi fantástica. Pena o resultado final, mas corrida tem disso”, explica Augusto, que permanece na sétima colocação geral do Campeonato com 29 pontos. O líder da categoria passa a ser o alemão Dirk Muller, da BMW, que venceu a primeira bateria, e soma 86 pontos.

E agora, Augusto embarca para o Brasil, onde passa 15 dias, aproveitando a brecha no calendário. A oitava etapa do Campeonato Europeu de Turismo acontece no dia 05 de setembro, no Autódromo de Ímola, na Itália.

CINCO PRIMEIROS COLOCADOS NA 1ª BATERIA:

1º) Dirk Muller – BMW;

2º) Jorg Muller – BMW;

3º) Jordi Genè – SEAT;

4º) Andy Priaulx – BMW;

5º) Gabriele Tarquini – ALFA ROMEO

CINCO PRIMEIROS COLOCADOS NA 2ª BATERIA:

1º) Jorg Muller – BMW;

2º) Dirk Muller – BMW;

3º) Antonio Garcia – BMW;

4º) Gabriele Tarquini – ALFA ROMEO;

5º) Andy Priaulx – BMW

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO EUROPEU DE TURISMO APÓS SETE ETAPAS:

1º) Dirk Muller – GER – BMW – 86 pontos

2º) Jorg Muller – GER – BMW – 83 pontos

3º) Andy Priaulx – GBR – BMW – 81 pontos

4º) Gabriele Tarquini – ITA – ALFA ROMEO – 66 pontos

5º) Fabrizio Giovanardi – ITA – ALFA ROMEO – 45 pontos

6º) Antonio Garcia – ESP – BMW – 42 pontos

7º) Augusto Farfus Junior – BRA – ALFA ROMEO – 29 pontos

8º) Jordi Gene – ESP – SEAT – 23 pontos

9º) Frank Diefenbacher – GER – SEAT – 19 pontos

10º) Tom Coronel – NED – BMW – 18 pontos