Uma corrida que prometia muito para Allam Khodair (Ferretti/Cibraço/SVLabs), acabou ainda na quarta volta quando o brasileiro levou uma batida por trás e foi obrigado a abandonar a sexta etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, que foi realizada neste domingo (29/8) no circuito de Donington Park, na Inglaterra. “Foi uma pena. O carro estava bom e eu confiava em chegar em terceiro ou quarto”, comentou o atual campeão brasileiro de Fórmula Renault. A vitória ficou com o neozelandês Jonathan Reid. O brasileiro Cristiano da rocha subiu ao pódio em terceiro.
Largando da 11ª posição, Allam Khodair fez uma excelente largada e no final da primeira volta já estava em sétimo, pressionando muito o austríaco Mathias Lauda, filho do ex-campeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda. No entanto, na quarta passagem o belga Máxime Hodencq errou a freada e atingiu com força a traseira do carro do brasileiro, que abandonou. “Foi muita falta de sorte. O meu carro estava muito bom”, apontou o piloto da ADM Motorsports/Ferretti/Cibraço/SVLabs. “Logo começou a chover, e aquela seria uma ótima oportunidade para ir bem pra frente e pontuar”, continuou Khodair, que era um dos quatro pilotos mais rápidos na pista no momento. “Fazer o que? Estou vendo que este é realmente um ano de aprendizado aqui na Europa”, encerrou.
Allam Khodair já viajou para a Alemanha, com o caminhão de sua equipe, para realizar um dia de teste no circuito de Hockeinheim. “A nossa equipe foi a que menos testou nesta temporada. Precisamos melhorar o set up de nosso carro, e eu preciso ganhar mais tempo de pista”, analisou o brasileiro que está estreando no automobilismo europeu. A próxima etapa do campeonato europeu de Fórmula 3000 será no dia 12 de setembro, em Djon, na França.
Os primeiros na sexta etapa da F-3000 Européia foram:
1) Jonathan Reid (NZL, John Village Automotive);
2) Norbert Siedler (AUT, ADM Motorsport);
3) Tuka Rocha (BRA, Euro 3000 Racing);
4) Nicky Pastorelli (HOL, Draco Racing);
5) Bernhard Auinger (AUT, Euronova);
6) Fausto Ippoliti (ITA, Draco Racing);
7) Mathias Lauda (AUT, Euro 3000 Racing);
8) Jean De Pourtales (FRA, Scuderia Fama);
9) Loic Deman (BEL, Scuderia Fama);
10) Tor Graves (ING, GP Racing).
Veja como está o campeonato após seis etapas:
1) Fabrizio Del Monte (ITA), 38 pontos;
2) Nicky Pastorelli (HOL), 30;
3) Bernhard Auinger (AUT), 19;
4) Norbert Siedler (AUT), 18;
5) Jonathan Reid (NZL), 16;
6) Cristiano Rocha (BRA), 11;
7) Fausto Ippoliti (ITA), 8;
8) Matteo “Babalus” Santoponte (ITA), 7;
9) Mathias Lauda (AUS), 6;
10) Maxime Hodencq (BEL), 3.