O inglês Alex Lloyd, da John Village, venceu neste domingo (12/9) a sétima etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, realizada no circuito francês de Dijon Prenois. O piloto, que dominou todo o final de semana, completou as 40 voltas da prova com uma vantagem de 10s018 para seu companheiro de equipe, o australiano Jonathan Reid. Completando o pódio apareceu o italiano Fabrizio Del Monte, da GP Racing, atual líder do campeonato com 42 pontos. O brasileiro Allam Khodair (Ferretti/Cibraço/SV Labs), piloto da ADM Motorsport, estava realizando uma bela corrida quando o câmbio de seu carro quebrou, na 21ª volta.
O brasileiro, que vinha enfrentando diversos problemas com o acerto do carro desde a sexta-feira, quando chegou a ser o segundo mais rápido, utilizou o warm-up como uma última chance de tentar melhorar seu equipamento para a corrida, que seria rápida e desgastante. “Durante o warm-up, o time tentou outro tipo de acerto, diferente dos outros testados anteriormente, mas também não deu certo e apresentou diversos problemas. Com isso, pedi para a equipe voltar para o acerto inicial, utilizado na sexta-feira, assumindo toda a responsabilidade. Felizmente, na corrida o carro voltou a andar bem”, declarou o atual campeão do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault.
Porém, na corrida, diversos problemas acabaram prejudicando o desempenho de Allam na França, mas não impediram o piloto brasileiro de mostrar seu talento em uma bela prova de recuperação, interrompida pela quebra repentina do câmbio. “Na largada, acabei saindo muito bem, mas aconteceu uma confusão logo na minha frente e, para evitar problemas, acabei perdendo um certo tempo desviando do incidente. Algumas voltas depois, o meu companheiro de equipe (o austríaco Norbert Siedler) acabou batendo com o belga Máxime Hodencq (da GP Racing). O Hodencq, não contente e com a suspensão totalmente avariada, voltou para a pista e não tive como evitar o toque. Isto fez com que eu realizasse uma parada extra nos boxes para trocar a asa do carro”, explicou o piloto Ferretti/Cibraço/SV Labs, que, após o pitstop não planejado, deu uma demonstração de talento e garra nos 3.800 metros do circuito francês.
“Acabei voltando para a pista uma volta atrás do Lloyd, que corria praticamente sozinho, mas no meio do bolo. Com isso comecei a passar meus adversários um por um, marcando a terceira melhor volta da corrida, mas na volta 21 meu câmbio quebrou e não pude terminar a corrida. Não estou chateado, pois o resultado final acabou sendo bom. Andei rápido, confiei em um acerto que era o ideal e pude mostrar o que sei fazer. As coisas estão melhorando a cada dia, e isso é muito bom”, finalizou Khodair, que está realizando sua primeira temporada no automobilismo internacional.
Após sete etapas disputadas, Del Monte lidera o campeonato com 42 pontos, dez à frente do holandês Nicky Pastorelli, da Draco. O austríaco Bernhard Auinger, da Euronova, aparece em terceiro, com 21 pontos. O próximo encontro da F-3000 Européia será no próximo domingo (19/9), no circuito belga de Zolder.
Confira o resultado final da etapa deste domingo em Dijon:
1. Alex Lloyd (ING) John Village 40 voltas
2. Jonathan Reid (AUS) John Village a 10s018
3. Fabrizio Del Monte (ITA) GP Racing a 12s029
4. Nicky Pastorelli (HOL) Draco a 1min13s534
5. Fausto Ippoliti (ITA) Draco a 1min31s067
6. Bernhard Auinger (AUT) Euronova a 1min47s957
Não completou: Allam Khodair (BRA) ADM a 19 voltas