O brasileiro Allam Khodair (Ferretti/Cibraco/SV Labs/ADM Motorsport) vai dividir com o austríaco Mathias Lauda, filho do ex-campeão mundial de Formula 1 Nicky Lauda, a quarta fila do grid de largada da nona e penúltima etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3000, que será disputada neste sábado (30/10) em Nurburgring, na Alemanha. A pole position ficou com o inglês Alex Lloyd, enquanto que o italiano Fabrizio Del Monte, líder do campeonato, vai partir apenas da 15ª posição. A prova de encerramento do certame será no domingo (31/10), com as posições de largadas determinadas com o treino de classificação que será realizado no sábado pela manhã.
O atual campeão brasileiro de Fórmula Renault teve uma rápida adaptação aos 3.692 metros do circuito de Nurburgring, que ele conheceu durante os treinos livres, que foram realizados com pista molhada. “Gostei da pista e logo achamos um bom acerto de suspensão para aquelas condições”, contou Khodair, que fez o oitavo tempo no primeiro treino, e já melhorou para sexto na segunda sessão de práticas livres.
Com esperança de largar entre os três primeiros, o piloto da Ferretti/Cibraco/SV Labs/ADM Motorsport surpreendeu estabelecendo as voltas mais rápidas no início do treino de classificação, que liderou enquanto o piso estava molhado. Faltando 12 minutos para o encerramento da cronometragem, a pista secou, e todos os pilotos optaram por pneus slicks. “Foi aí que perdi a ponta. Tive apenas cinco voltas para aprender o traçado de seco e sem o acerto para aquelas condições, pois eu não tinha nenhuma referência”, contou o brasileiro que está em sua temporada de estréia no exterior. Com o oitavo tempo para a largada, Khodair está muito confiante para a corrida. “Estou evoluindo em todos os sentidos. A previsão para a corrida é de chuva, o que poderá contribuir para que eu tenha um bom desempenho, já que andei mais nesta situação aqui em Nurburgring”, completou Allam.
Os primeiros no grid de largada da 9ª etapa em Nurburgring são:
1) Alex Lloyd (ING)
2) Norbert Siedler (AUT)
3) Nicky Pastorelli (HOL)
4) Jonathan Reid (NZL)
5) Luca Filippi (ITA)
6) Bernhard Auinger (AUT)
7) Mathias Lauda (AUT)
8) Allam Khodair (BRA)
9) Máxime Hodencq (BEL)
10) Fausto Ippoliti (ITA)
15) Fabrizio Del Monte (ITA).