Allam Khodair impressiona em teste na Itália

Campeão antecipado da Fórmula Renault Brasil, o paulista Allam Khodair (Pershing/ Spirit Ferretti) impressionou no primeiro dia de testes coletivos da fórmula 3000 Européia, realizados nesta terça-feira (02/11) no circuito italiano de Vallelunga. O brasileiro foi o mais rápido entre os pilotos que ainda não haviam testado este tipo de monoposto nesta temporada, e foi convidado pela equipe ADM a ficar mais um dia na Itália, para treinar novamente na quarta-feira. “Estou muito feliz com o que está acontecendo. Eu estava confiante, mas não esperava ir tão bem”, comemorou o recordista de vitórias da Fórmula Renault brasileira, que ficou com o quarto tempo do dia, apenas 0s320 atrás do holandês Nicky Pastorelli, que treinou com o carro da equipe Draco, atual campeã com o brasileiro Augusto Farfus.

Convidado a dar 25 voltas com o Lola/Zytek, Allam Khodair adaptou-se rapidamente ao circuito localizado ao sul de Roma, e depois de 10 voltas já era o mais rápido entre os 16 pilotos que estavam testando. “Eu tinha pouco tempo para testar. Então, decidi agarrar a chance, e dirigi agressivamente”, justificou o representante da Pershing/ Spirit Ferretti, que entusiasmou tanto o italiano Renato Melchioretto, chefe da equipe ADM, que voltou a treinar a tarde, percorrendo mais 25 voltas. O brasileiro continuou treinando com o mesmo jogo de pneus, enquanto que as outras equipes utilizaram pneus melhores no final do dia, quando Nicky Pastorelli, atual quinto colocado da F-3000 européia, estabeleceu a melhor marca, apenas 29 milésimos de segundo mais rápido do que o italiano Fabrizio Del Monte (GP Racing), vice-campeão da categoria. O terceiro tempo ficou com o austríaco Mathias Lauda (Draco), filho do ex-piloto de Fórmula 1 Niki Lauda, que vem testando em várias equipes da Fórmula 3000. “Acho que fui muito bem, pois dos cinco mais rápidos, eu era o menos experiente, e o único que não usou um set de pneus bons. Isso me dá mais confiança ainda para andar amanhã (quarta-feira). Quem sabe não sai um pneu bom para eu poder arriscar mais”, espera Khodair, que ficou surpreso com o convite da ADM para testar mais um dia.

Allam Khodair volta ao Brasil na noite de quarta-feira, para disputar neste final de semana (07/12) pela Giaffone Racing, a última etapa do campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, em Interlagos. “Quero brigar por mais uma vitória, para fechar a temporada com chave de ouro. E tudo o que está acontecendo de bom aqui na Europa, só está me dando forças para ser ainda mais competitivo”, entusiasma-se o campeão.

Os mais rápidos nos treinos da F-3000 européia foram:

1) Nicky Pastorelli (Holanda), 1min04s900;

2) Fabrizio Del Monte (Itália), 1min04s929;

3) Mathias Lauda (Áustria), 1min05s100;

4) Allam Khodair (Brasil), 1min05s220;

5) Fausto Ippoliti (Itália), 1min05s867;

6) Diego Freitas (Brasil), 1min06s001;

7) Alexander Turumin (Rússia), 1min06s056;

8) Neel Jani (Suíça), 1min06s294;

9) Ho-Ping Tung (China), 1min06s416;

10) Alessandro Belingheri (Itália), 1min06s719.