Fórmula 3000 será substituida pela GP2 em 2005

A Fórmula 3000 Internacional, considerada até pouco tempo o principal caminho do piloto até a Fórmula 1, será substituída em 2005 por uma nova série, a GP2. A nova categoria terá carros com chassis Dallara e motores Renault.

A Fórmula GP2 terá um conjunto de chassis e motores completamente novo e, segundo os organizadores, muito mais sofisticados que os atuais Lola-Zytek usados nesta temporada. A Renault irá desenvolver, construir e prestar serviços de motores de 600 bhp, enquanto a construtora italiana Dallara produzirá os chassis.

A série será preliminar da Fórmula 1 nos finais de semana de corrida, recebendo apoio de Bernie Ecclestone, como explicam os organizadores através de um comunicado. “Ele tem ajudado bastante esta nova fórmula e diz que este será um caminho muito bom para os pilotos, engenheiros e mecânicos atingirem a Fórmula 1”.

A decisão de remodelar a F-3000 vem sendo esperada há algum tempo. A série sofre com falta de interesse dos competidores, patrocinadores e com a concorrência de categorias como a World Series e F-Renault Européia.

A F-3000 começou em 1985 como substituta da Fórmula 2. Em 1996 passou a ter apenas um chassi (Lola) e um motor (Zytek). Alguns de seus campeões que hoje estão na Fórmula 1 incluem Juan Pablo Montoya e Olivier Panis.

Amigos da Velocidade