Ribeiro será o único representante brasileiro em 2004

Um dos países com maior tradição na categoria – Roberto Pupo Moreno, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Bruno Junqueira conquistaram quatro títulos -, o Brasil terá um único representante no último ano de existência da Fórmula 3000. O carioca Rodrigo Ribeiro, campeão sul-americano de Fórmula 3 Light, assinou com a equipe italiana Durango e embarca domingo para a Europa, a fim de iniciar a pré-temporada de ensaios.

Criada em 1985 com os objetivos de facilitar a reposição de pilotos na Fórmula 1 e reaproveitar os motores Cosworth aspirados, aposentados na época pela obrigatoriedade da utilização dos turbos, a Fórmula 3000 foi perdendo importância ao longo dos anos. A FIA ameaçou extingui-la no fim de 2003, caso as equipes não garantissem o grid mínimo de 18 carros no próximo campeonato.

O número foi conseguido, mas a partir de 2005 será rebatizada de Fórmula 2, com o chassi Lola dando lugar ao Dallara de última geração e o motor Zytek de 470 cavalos abrindo espaço para um novíssimo Renault de 650.

Ribeiro, de 25 anos, reconhece estar chegando à Fórmula 3000 num momento de transição, mas acha que ele poderá ajudar os seus planos.

“Meu projeto é correr por dois anos. Neste primeiro, quero aprender as pistas, porque o carro não será mais o mesmo. Essa será uma vantagem para mim, já que no seguinte o equipamento mudará e o conhecimento dos circuitos será um diferencial”, aposta.

Com 11 vitórias em 16 provas da Fórmula 3 Light em 2003, Ribeiro tem uma trajetória fora dos padrões dos pilotos brasileiros. Não passou pelo kart, e seu primeiro campeonato oficial foi o Carioca de Turismo de 2001. Ao todo, computando duas provas de Fórmula Chevrolet nesse mesmo ano, Ribeiro tem apenas 38 corridas no currículo.

Além de Ribeiro, a Durango inscreveu o francês Yannick Schroeder, que participa da série há dois anos e correu também no Europeu de Fórmula 3000 em 2001. Na quarta e na quinta-feira, Ribeiro fará o “shakedown” do carro na pista italiana de Adria.

Os testes coletivos serão abertos em Jerez de la Frontera (Espanha), nos dias 17 e 18 deste mês, e prosseguirão em Silverstone (23 e 24 de março) e Barcelona (13 e 14 de abril). A primeira prova do campeonato está marcada para 24 de abril em Ímola, na programação do Grande Prêmio de San Marino de F-1.