A F-3000 internacional abriu sua pré-temporada nesta segunda-feira com uma sessão de testes extra-oficiais em Jerez de La Frontera, na Espanha. Os trabalhos contaram com a presença de 16 pilotos, sendo apenas um brasileiro: Rodrigo Ribeiro, da Durango. Ele completou 39 voltas, a melhor em 1min35s642. Na terça e quarta, os testes de Jerez serão supervisionados pela FIA e considerados oficiais.
Ribeiro, carioca de 25 anos, ficou satisfeito com sua “estréia” na F-3000 internacional. “Apesar de ter feito um shakedown em Adria (Itália) na semana passada, é realmente diferente dividir a pista com os pilotos que serão meus adversários ao longo da temporada”, afirma o brasileiro, 11º nesta segunda. “O fato de não ter saído na pista e não feito bobagens já é um ponto positivo. Posso dizer que foi um bom começo.”
Os testes de hoje em Jerez começaram com a pista molhada, mas o asfalto estava seco já no final da manhã. Rodrigo concentrou seus trabalhos no desenvolvimento de acertos para câmbio e suspensões. No fim da sessão, quando os melhores tempos do dia foram registrados, Ribeiro ficou nos boxes enquanto a equipe analisava as regulagens de sua caixa de câmbio. O mais rápido desta segunda foi o italiano Raffaele Giammaria, da equipe AEZ, com 1min33s109, seguido do argentino Jose-Maria Lopez (equipe CMS, 1min33s503) e do austríaco Matthias Lauda (CMS, 1min33s732). Os tempos foram divulgados pela cronometragem oficial do autódromo.
Rodrigo diz que procurou poupar o carro na sessão de hoje: “Usei só um jogo de pneus, enquanto alguns pilotos utilizaram dois. Hoje o teste foi livre neste sentido, mas a partir de amanhã só dois jogos novos estarão à disposição de cada um”, afirma o piloto. “Gostei da pista e do método de trabalho da Durango. Todos são acessíveis e bastante profissionais, inclusive o Yannick (Schroeder, francês, seu companheiro de equipe)”, segue. Schroeder, que está na F-3000 há três anos, foi o nono desta segunda, com 1min34s441.
Atual campeão da F-3 Light, Rodrigo reconhece que ainda tem muito que aprender na F-3000. Sem passagem pelo kart, o brasileiro está apenas em seu quarto ano de automobilismo: “Vou aproveitar esta pré-temporada ao máximo. Alguns pilotos aqui têm muita experiência, o que não é o meu caso. O importante é que por enquanto tenho me adaptado bem ao carro e à equipe”, conclui. Além de Jerez, Silverstone (23 e 24 de março) e Barcelona (13 e 14 de abril) receberão testes coletivos da categoria. A temporada 2004 da F-3000 começará em Ímola, no dia 24 de abril, véspera do GP de San Marino de F-1, no mesmo circuito.