Ribeiro vê evolução no segundo dia de testes em Jerez

O argentino Jose Maria Lopez foi o mais rápido do segundo dia de treinos coletivos da Fórmula 3000 internacional em Jerez de la Frontera, na Espanha. O carioca Rodrigo Ribeiro, único brasileiro na categoria, ficou em 13º no acumulado das sessões matinal e vespertina, mas acha que mais importante que o resultado na folha de tempos foi a evolução em relação aos ensaios da véspera.

“Ainda estou me habituando ao carro e à pista, que é bastante difícil, principalmente nas curvas de alta. E perdi a volta boa dos pneus novos, por causa de uma bandeira vermelha”, explicou. No período da tarde, com a pista bem mais lenta, Ribeiro foi o único a girar praticamente no mesmo tempo e ficou em 11º.

O campeão sul-americano de Fórmula 3 Light de 2003 está inscrito pela Durango. A equipe italiana acertou o carro com um câmbio com relações mais longas, para que Ribeiro não precise trocar as marchas no meio das curvas. “É um cuidado que eles estão tendo para me ajudar na adaptação à categoria, mas em contrapartida perco tempo nas retomadas. Além disso, temos de buscar outras regulagens da suspensão dianteira para melhorar a entrada das curvas.”

Os testes serão encerrados amanhã. Os mais rápidos de hoje foram:

1 – Jose Maria Lopez (Argentina), European, 1min32s099

2 – Jeffrey Van Hooydonk (Holanda), Voloni, Coloni), 1min32s571

3 – Yannick Schroeder (França), Durango, 1min32s793

4 – Robert Doornbos ((Holanda), Arden, 1min32s829

5 – Raffaele Gianmaria (Itália), AEZ, 1min32s877

6 – Vitantonio Liuzzi (Itália), Arden, 1min32s931

13 – Rodrigo Ribeiro (Brasil), Durango, 1min34s958