Ribeiro faz últimos testes antes da abertura

A Fórmula 3000 Internacional realiza nesta semana os últimos testes oficiais antes da abertura da temporada, marcada para dia 24 próximo em Ímola, dentro do programa do Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1. De amanhã a quarta-feira, praticamente todos os 18 pilotos inscritos no campeonato treinarão na pista de Barcelona. O carioca Rodrigo Ribeiro, da equipe italiana Durango, é o único brasileiro no último ano de existência da Fórmula 3000.

Ribeiro chegou no início da tarde de hoje a Barcelona e imediatamente se dirigiu ao Autódromo da Catalunha para fazer o reconhecimento do circuito. Encontrou o tempo encoberto, com chuvas esparsas, mas soube que os serviços de meteorologia estão antecipando sol e temperatura entre 9 e 17 graus nos próximos dois dias.

Ainda na parte da tarde, Ribeiro e o engenheiro Roberto Costa começaram a discutir a estratégia de trabalho e os primeiros acertos do Lola B2/50-Zytek. O paulista Costa trabalha no automobilismo europeu há quase 20 anos e sua experiência tem sido útil na adaptação de Ribeiro em sua estréia no exterior. “É fundamental ter um engenheiro que fale a mesma língua, pelo menos nestes momentos iniciais”, lembrou o campeão sul-americano da Fórmula 3 Light de 2003.

No final de semana, a SuperNova anunciou ter chegado a um acordo com o sul-africano Alan Van der Merwe e com o austríaco Patrick Friesacher. A dupla defenderá a equipe que conquistou quatro dos últimos nove títulos da Fórmula 3000. Van der Merwe foi campeão inglês de Fórmula 3 no ano passado e Friesacher é veterano de quatro temporadas na categoria. A presença de ambos em Barcelona, no entanto, ainda não está confirmada.