O brasileiro Tuka Rocha faz neste domingo (dia 2 de maio) sua estréia na Fórmula 3000 Européia, no circuito de Brno, na República Tcheca. O piloto foi convidado para disputar a prova de abertura do campeonato pela equipe Zele Racing, mesmo time que defendeu na temporada passada, quando corria pela World Series.
No treino classificatório, realizado neste sábado (dia 1º), Tuka registrou o sexto melhor tempo, com 1min50s991. A pole position ficou com o italiano Fabrizio Del Monte, da equipe GP Racing (1min49s061). O paulista Allam Khodair, da ADM Motorsport, larga em 11º lugar (1min51s653). A prova deste domingo terá a disputa de 28 voltas, a partir das 10h15 (de Brasília).
Tuka estava sem correr desde julho de 2003, quando por problemas financeiros se retirou da World Series. O convite para disputar a primeira prova pela Zele Racing na F-3000 Européia pegou o piloto de surpresa, mas Tuka ficou feliz com a confiança demonstrada pela equipe austríaca.
“A equipe está fazendo sua estréia na categoria e eles tinham vários nomes de pilotos para convidarem para essa prova. Fico feliz que tenham confiado em mim e feito o convite. Eu também acredito no trabalho deles e, por isso, aceitei estar aqui, mesmo sabendo que o time nunca havia andado com o carro”, comentou Tuka, de 21 anos.
O primeiro treino livre de sexta-feira serviu como um shakedown para a equipe, que acabou tendo apenas dois treinos para trabalhar no acerto do carro antes da classificação. “Talvez com mais tempo, conseguiríamos um resultado ainda melhor. Mas diante de todas as circunstâncias – a estréia da equipe, eu nunca ter andando na categoria, não conhecer a pista – o sexto lugar no grid foi ótimo”, comemorou.
Tuka lembrou que o carro da F-3000 é bem diferente do World Series. “A potência do carro é boa, mas ele não tem o efeito solo do World Series. É um carro bem diferente”, destacou.
Para a prova de amanhã, a expectativa maior estará na largada. “Nunca larguei com este carro, então isso me preocupa um pouco, mas estou confiante e sei que se largarmos bem, eu tenho chances de andar no ritmo dos pilotos que estão a minha frente, com exceção do Del Monte, que realmente está muito rápido”, afirmou, destacando a pole position marcada pelo italiano neste sábado, com mais de um segundo de vantagem para o segundo colocado.
Confira os melhores no grid em Brno:
1. Fabrizio Del Monte (Ita) GP Racing 1min49s061
2. Norbert Siedler (Aut) ADM Motorsport 1min50s179
3. Niki Pastorelli (Hol) Draco Junior Team 1min50s193
4. John Reid (Nzl) John Village Automotive 1min50s720
5. Bernard Auinger (Aut) Euronova 1min50s850
6. Tuka Rocha (Bra) Zele Racing 1min50s991
11. Allam Khodair (Bra) ADM Motorsport 1min51s653