Depois de ser desclassificado na vistoria técnica, realizada no sábado (dia 1º), após o treino classificatório, o brasileiro Tuka Rocha perdeu o sexto lugar no grid e teve de largar em 17º e último lugar. Mesmo assim, o piloto sabia que tinha condições de brigar por uma melhor colocação na prova e conquistou neste domingo (dia 2) o sexto lugar na abertura da temporada 2004 da Fórmula 3000 Européia, em Brno, na República Tcheca. A vitória ficou com o italiano Fabrizio Del Monte, que havia largado da pole position. O também brasileiro Allam Khodair, que largou em 10º, acabou abandonando após um toque com Tuka na disputa por posição.
Tuka participou da prova a convite da equipe Zele Racing, mesmo time que ele defendeu na World Series e que este ano optou por mudar de categoria e está estreando na F-3000 Européia. O piloto paulista estava sem correr desde julho de 2003, quando por problemas financeiros se retirou da World Series.
“Foi a melhor corrida da minha vida. Ganhei três posições na largada e vim passando um por um. Minha expectativa era chegar entre os 10, não imaginava estar entre os seis primeiros. Na verdade, tinha chances de chegar até em quarto, mas começou a chover forte no final da prova e eu tive de ‘tirar o pé’, duas voltas depois, a direção de prova decidiu dar bandeira vermelha e a corrida acabou três voltas antes do previsto”, contou Tuka, que teve de largar em último depois que ficou constado que seu carro estava 3 kg abaixo do limite mínimo de 650 kg.
“A equipe fez um excelente trabalho. Eles nunca tinham andado com o carro e trabalharam dia e noite, sem dormir para essa estréia. Por isso, acabaram cometendo esse erro com o meu carro na classificação, mas a recompensa acabou sendo muito boa”, disse aliviado.
Na disputa com o brasileiro Allam Khodair, Tuka também teve seu carro danificado, mas conseguiu continuar na prova. “A gente se tocou e ele acabou abandonando. Na batida, a parte lateral da minha asa dianteira também se quebrou, mas consegui continuar. Depois só tive dificuldades quando cheguei no meu companheiro de equipe (Sven Heidfeld), mas também consegui passar o carro dele e fui ganhando novas posições”, comentou.
Agora Tuka espera conseguir patrocínio para continuar na categoria. “Há dois meses, eu já estava pensando em parar de correr, mas depois desse resultado estou confiante em conseguir apoio. Recebi parabéns de todas as equipes e pilotos, porque nunca tinha andado com este carro e consegui chegar em sexto, depois de largar em último. Agora temos de trabalhar muito para buscar patrocínios. Espero estar no Estoril para disputar a prova do dia 30”, finalizou.
Confira os melhores em Brno:
1. Fabrizio Del Monte (Ita) GP Racing 25 voltas em 48min16s727
2. Norbert Siedler (Aut) ADM Motorsport a 15s731
3. Niki Pastorelli (Hol) Draco Junior Team a 25s969
4. Bernard Auinger (Aut) Euronova a 29s093
5. Babalus (Ita) Euro3000 Racing a 33s424
6. Tuka Rocha (Bra) Zele Racing a 34s470
Veja como está o campeonato, após uma etapa: 1. Fabrizio Del Monte, 10 pontos; 2. Norbert Siedler, 6; 3. Nikki Pastorelli, 4; 4. Bernhard Auinger, 3; 5. Babalus, 2; 6. Tuka Rocha, 1.