Único brasileiro inscrito na temporada 2004 da Fórmula 3000 internacional, o carioca Rodrigo Ribeiro fez nesta segunda-feira, no circuito de Adria (Itália), seu último teste antes do GP da Espanha, segunda etapa do campeonato da categoria, neste sábado, dentro da programação da Fórmula 1 em Barcelona. Ribeiro realizou um shakedown (teste para verificar o funcionamento dos componentes do carro) junto com sua equipe, a Durango, e aproveitou para treinar largadas e pit stops.
“Chegamos até a filmar nossos pit stops para aperfeiçoar os movimentos”, diz Rodrigo, que estreou na F-3000 há nove dias, no GP de San Marino, em Ímola. “Procurei treinar largadas em partes sujas e limpas da pista para tentar partir da melhor forma possível em Barcelona.”
Ribeiro reconhece que sua falta de quilometragem na Catalunha tornará o final de semana mais difícil. “A maioria dos pilotos conhece o circuito muito bem, muito mais do que eu”, segue o piloto, que surpreendeu ao ser o quinto colocado nos últimos testes coletivos da categoria em Barcelona, na metade de abril. Para Rodrigo, um fator em especial pode complicar o trabalho de todos na Espanha: “Geralmente venta muito na reta dos boxes, que tem mais de um quilômetro. Se o piloto pegar um vento frontal na sua volta rápida, chega a perder 5 km/h, o que é bastante. Deu para perceber isso nos testes que fizemos lá”.
Os trabalhos de pista da Fórmula 3000 internacional em Barcelona serão abertos na sexta-feira, com um treino livre oficial das 10h30 às 11h (horários de Brasília). A sessão que define o grid será realizada entre 11h30 e 12h10. A largada para as 33 voltas da corrida de sábado será dada às 11h15.