Em seu início de temporada na Fórmula 3000 internacional, o carioca Rodrigo Ribeiro já arrumou um experiente “conselheiro”: trata-se do italiano Giorgio Pantano, atual piloto titular da Jordan. Pantano disputou 34 corridas na categoria e, inclusive, largou na pole e venceu o GP da Espanha de 2003. Corria pela Durango – mesma equipe de Rodrigo – e terminou o campeonato em terceiro. Neste ano, a etapa de Barcelona será disputada a partir desta 6ª-feira. É a segunda das dez corridas do calendário de 2004.
“O Giorgio é um cara legal, que nunca me negou ajuda”, elogia Rodrigo, que, inclusive, faz treinamentos físicos com o mesmo preparador que acompanha o estreante da Fórmula 1. “De vez em quando faço academia com ele e trocamos boas idéias sobre a Fórmula 3000. Somos bons colegas de profissão, ele sempre procura me passar referências do carro e das pistas.”
Ribeiro inicia amanhã seus trabalhos de pista com dois treinos em Barcelona: o livre, das 10h30 às 11h (horários de Brasília), e o classificatório, das 11h30 às 12h10. A corrida, em 33 voltas, será no sábado, com largada às 11h15. “Minha meta é sair nas cinco ou seis primeiras filas. Depois, se surgir possibilidade durante a prova, podemos até pensar em marcar pontos”, acrescenta Ribeiro, cujo principal objetivo neste ano é aprender as pistas antes de ingressar na Fórmula GP2, série que substituirá a Fórmula 3000 a partir de 2005.
Único brasileiro na Fórmula 3000 internacional, Rodrigo terá uma complicação a mais no final de semana: vem sentindo dores no joelho esquerdo desde a última segunda-feira, quando corria a pé. “Fiz tratamento com gelo e antiinflamatório, mas continuo com dificuldades para caminhar. Vou procurar proteger a área da melhor forma possível no cockpit”, segue o piloto. “Se fosse na perna direita, a que eu uso mais, seria pior”, ressalva, esperando que a contusão não o atrapalhe em Barcelona.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.