Os pilotos italianos fizeram a festa no GP da Espanha de Fórmula 3000 internacional, neste sábado, em Barcelona, na segunda etapa do campeonato. Vitantonio Liuzzi, da Arden, ganhou a prova que teve no pódio também seus compatriotas Enrico Toccacelo (BCN) e Raffaele Gianmaria (AEZ). O brasileiro Rodrigo Ribeiro, da Durango, terminou na oitava colocação, marcando seu primeiro ponto na categoria logo em sua segunda corrida. Liuzzi havia ganho na abertura do calendário em Ímola e ampliou a liderança.
Foi uma vitória fácil para Liuzzi, que saiu em segundo, tomou a ponta do pole Toccacelo na largada e não foi ameaçado em momento algum. Para Ribeiro, a corrida foi muito mais trabalhosa. Largando em 16º, ganhou quatro posições na primeira volta e chegou a ocupar a quinta colocação na metade da corrida. “Tive bons pegas, principalmente com o Matthias Lauda. Eu o passei e abri, mas depois perdi a colocação quando fui trocar os pneus”, falou Ribeiro.
O brasileiro demonstrou satisfação com o resultado depois das dificuldades que enfrentou na classificação. “O primeiro ponto serve como incentivo, claro. Minha meta nas primeiras corridas era me ambientar à categoria. Pontuar logo na segunda prova é muito bom. O carro na classificação não estava legal e por isso a equipe mexeu em tudo para a corrida. Deu certo”, comemorou o atual campeão da F-3 sul-americana Light.
A próxima corrida da Fórmula 3000 internacional será em Mônaco, no dia 22. “Vai ser minha primeira corrida de rua. Já tive contato com o traçado há duas semanas em um carro de passeio, mas sei que no final de semana devemos ter dificuldades. Vamos fazer o melhor possível”, conclui Ribeiro.
O resultado da Fórmula 3000 em Barcelona:
1) Vitantonio Liuzzi (ITA/Arden), 33 voltas em 53min22s107
2) Enrico Toccacelo (ITA/BCN)
3) Raffaele Gianmaria (ITA/AEZ)
4) Patrick Friesacher (AUT/SuperNova)
5) Esteban Guerrieri (ARG/BCN)
6) Jose Maria Lopez (ARG/CMS)
7) Matthias Lauda (AUT/CMS)
8) Rodrigo Ribeiro (BRA/Durango)
9) Nico Verdonck (BEL/Astromega)
10) Can Artam (TUR/Coloni)
11) Jan Heylen (BEL/Astromega)
12) Alan Van Der Merwe (AFS/SuperNova)
13) Ferdinando Monfardini (ITA/AEZ)
14) Robert Doornbos (HOL/Arden)
Os demais abandonaram.