O carioca Rodrigo Ribeiro fez hoje seu último teste antes do GP de Mônaco de Fórmula 3000 internacional. A terceira etapa do calendário será disputada neste sábado, depois dos treinos classificatórios da Fórmula 1. O piloto da Durango completou 20 voltas no circuito italiano de Vairano, a melhor delas em 1min01s2. Além de Ribeiro, testaram também Raffaele Gianmaria e Ferdinando Monfardini, da AEZ, equipe co-irmã da Durango. Gianmaria registrou 1min00s5, enquanto Monfardini fez 1min01s5.
“Conseguimos checar o funcionamento do carro e verificar alguns acertos de freios para Mônaco e Nürburgring”, disse Ribeiro, que marcou seu primeiro ponto na recente prova de Barcelona, em sua segunda corrida na Fórmula 3000 internacional. “O acerto que trabalhamos hoje é um pouco mais agressivo do que aquele que usamos nas primeiras etapas. Gostei das mudanças, acho que elas serão bastante úteis para o final de semana.”
Único brasileiro na Fórmula 3000 internacional, Rodrigo aguarda com ansiedade o GP de Mônaco: “A corrida vai ser muito complicada, principalmente para mim, que nunca andei em Monte Carlo”, segue. “Minha meta vai ser chegar ao final da prova para ter a maior experiência possível no traçado no ano que vem”, conclui Ribeiro, que pretende permanecer na categoria por pelo menos mais uma temporada. Em 2005, no entanto, a Fórmula 3000 será substituída pela Fórmula GP2, com motores Renault de 650 cavalos de potência e chassis Dallara. Atualmente, a Fórmula 3000 utiliza o conjunto Lola-Zytek, de 450 HPs.
O GP de Mônaco de Fórmula 3000 internacional terá treinos na sexta (o livre será das 4h às 4h30, com a classificação entre 5h e 5h40, horários de Brasília) e corrida no sábado (largada às 12h, 45 voltas).