Depois de uma atuação acima das expectativas em Mônaco, quando conquistou sua melhor posição de largada e brigou por pontos, o carioca Rodrigo Ribeiro, da Durango, busca dar continuidade em sua evolução na Fórmula 3000 internacional neste final de semana em Nurburgring (Alemanha), onde será disputado o GP da Europa. Ribeiro estreou na categoria neste ano e pontuou logo em sua segunda prova, em Barcelona, no começo do mês, com um oitavo lugar.
“Minha meta em Nurburgring é melhorar um pouco daquilo que apresentei em Montecarlo”, diz Ribeiro, que deixou Mônaco ontem e chegou de carro à Alemanha nesta terça-feira. “Acho que minha participação na última corrida foi boa, já que não conhecia a pista e consegui andar na frente do meu companheiro de equipe. Ganhei três posições na largada e tinha chances reais de marcar pontos, não fosse nosso problema mecânico.”
A grande desvantagem de Rodrigo neste final de semana será a falta de experiência no traçado: “Nurburgring é um dos circuitos onde não treinei na pré-temporada e isso certamente me atrapalhará. Só vou ter um treino livre, de 30 minutos, antes da classificação. E como quase todos meus adversários são europeus, eles já conhecem a pista”.
A sessão livre da Fórmula 3000 em Nurburgring será realizada das 10h30 às 11 horas (de Brasília) de sexta-feira, com a classificação na seqüência, das 11h30 às 12 horas. “Estou mais tranqüilo do que em Mônaco. Nurburgring é um circuito com largas áreas de escape, vou poder arriscar mais.”
A largada para as 30 voltas do GP da Europa da Fórmula 3000 será dada às 11 horas de sábado. O líder do campeonato é o italiano Vitantonio Liuzzi, da Arden, com três vitórias em três corridas, somando 30 pontos.