Categoria: F-3000
|
7 de junho de 2004 13:59

Khodair se machuca e termina em nono

Atual campeão brasileiro de Fórmula Renault, Allam Khodair (Ferretti/Cibraço/SVLabs) fez a sua melhor apresentação no Campeonato Europeu de Fórmula 3000, que teve a terceira etapa realizada no último domingo (06/6) em Jerez de la Frontera, no sul da Espanha. Com problema de estiramento muscular durante a prova, quando ocupava a quarta posição, o paulista recebeu a bandeirada no nono posto. “Pensei que iria subir no pódio logo em minha terceira corrida aqui na Europa. Foi uma pena ter me machucado. Agora vou fazer vários exames para ver a gravidade, pois o médico do autódromo me falou que vou ter que operar”, contou Khodair, bastante desolado. A terceira vitória consecutiva ficou com o italiano Fabrizio Del Monte, que agora disparou na liderança do certame.

No treino de classificação Allam Khodair conseguiu o oitavo tempo, e estava feliz por estar largando da quarta fila. “Ainda tenho pouca experiência. Além de não conhecer a pista, conheço pouco o carro pela falta de trinos e, por isso, ainda não aproveito ao máximo a aderência dos pneus na volta de classificação. Mas estou evoluindo”, animava-se o brasileiro, que tem apenas dois anos de experiência no automobilismo.

Novamente Allam Khodair largou bem, e na primeira curva já apareceu em quarto, atrás de Del Monte – que saiu da segunda fila para a liderança -, Berrnhard Auinger e Nicky Pastorelli, e ainda a frente de Mathias Lauda, filho do ex-campeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda. “Peguei o jeito de largar bem e pela segunda vez faço uma primeira volta excepcional, com pneus frios”, lembrou o piloto da ADM Motorsport.

Com Del Monte disparando na frente, e os outros pilotos andando em um bloco compacto, Khodair começou a ter problemas musculares no braço esquerdo, que além de provocar muitas dores, foi paralisando a sua mão. “Não sei o que aconteceu, mas o meu braço começou a doer muito, como se fosse um estiramento muscular, e foi ficando paralisado. Com isso, comecei a dirigir só com o braço direito, e a errar marcha e perder o ritmo”, relatou o piloto apoiado pela Ferretti/Cibraço/SVLabs, que caiu para a sétima posição.

Na 28ª volta das 34 previstas, com o carro do belga Loic Deman parado em posição perigosa, o safety car entrou no circuito espanhol e neutralizou a disputa por três voltas. “Aproveitei para relaxar um pouco e exercitar o meu braço esquerdo, pois eu sabia que tinha carro para ir para a frente. Eu queria atacar para terminar entre os três primeiros”, planejava Allam. Na relargada, Kodhair começou a atacar os pilotos da frente, mas na penúltima passagem, quando começou a assumir o sexto posto, errou uma marcha e rodou. “Eu tinha que soltar o volante para cambiar e acabei errado. Foi uma pena”. Depois de fazer seu carro funcionar, o brasileiro ainda voltou para a pista e recebeu a bandeirada na nona posição.

Allam Khodair vai passar por uma bateria de exames na Itália, e decidir se fará tratamento na Europa ou no Brasil. A quarta etapa da Fórmula 3000 Européia será no dia 27 de junho, em Monza.

Resultado da prova de Jerez:

1 – Fabrizio Del Monte – GP Racing – 34 voltas em 59’35″497

2 – Mathias Lauda – Traini – a 2″594

3 – Jonny Reid – John Village – a 4″257

4 – “Babalus” – Traini – a 13″054

5 – Fausto Ippoliti – Draco – a 17″706

6 – Nicky Pastorelli – Draco – a 18″237

7 – Bernhard Auinger – Euronova – a 20″369

8 – Máxime Hodencq – GP Racing – 1 volta

9 – Allam Khodair – ADM – a 1 volta

10 – Loic Deman – Famá – a 10 voltas

Classificação do campeonato:

1. Fabrizio Del Monte (Itália), 30 pontos;

2. Nicky Pastorelli (Holanda), 11;

3. Norbert Siedler (Áustria), 9;

4 . Bernhard Auinger (Áustria), 7;

5. Mathias Lauda (Áustria), 6;

6. “Babalus” (Itália), 5;

7. Jonathan Reid (Nova Zelândia), 4;

8. Fausto Ippoliti (Itália), 3;

9. Maxime Hodencq (Bélgica), 2;

10. Cristiano Rocha (Brasil), 1.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.