O paulista Tuka Rocha, da equipe Zele Racing, foi o segundo colocado na quarta etapa da Fórmula 3000 Européia, disputada neste domingo (dia 27), no circuito de Monza (Ita). Tuka largou em terceiro e conquistou seu primeiro pódio na categoria, ficando atrás apenas do holandês Nicky Pastorelli. O italiano Fabrizio del Monte terminou em terceiro e segue na liderança da competição. O brasileiro Allam Khodair não completou a prova.
Depois de ter pontuado na primeira prova da temporada, na República Tcheca, e ter sido eleito o destaque da corrida, Tuka enfrentou problemas nas duas provas seguintes (Estoril e Jerez), mas voltou a mostrar uma grande performance neste domingo.
O piloto gosta muito do circuito de Monza, onde correu antes pela World Series, e sempre alcançou bons resultados. “Foi um final de semana muito positivo. Fomos bem na tomada de tempos e eu sabia que tinha um carro bom para a corrida. Pena que não larguei tão bem e perdi algumas posições. Mas estou muito feliz com o resultado. Nós merecíamos esse pódio”, comentou o brasileiro, que está em quarto lugar no campeonato, com 7 pontos, ao lado dos pilotos Bernhard Auinger e Babulus.
Tuka desenvolveu um ritmo muito constante durante toda a corrida. Na largada, ele caiu para quinto, mas já na primeira curva recuperou uma posição. Depois, o brasileiro ultrapassou mais dois carros e foi para cima do líder Nicky Pastorelli. “Cometi um erro na curva Ascari, o que atrapalhou um pouco. De qualquer forma, acho que seria difícil ultrapassar o Nicky, mas pilotei no limite do carro a prova inteira”, completou o piloto.
A próxima etapa do campeonato será realizada dia 18 de julho, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Os melhores em Monza:
1) Nicky Pastorelli (Hol) Draco Junior Team 26 voltas em 44min38s955
2) Tuka Rocha (Bra) Zele Racing a 2s954
3) Fabrizio del Monte (Ita) GP Racing a 28s851
4) Fausto Ippoliti (Ita) Draco Junior Team a 30s843
5) Babalus (Ita) Euro 3000 Racing a 33s156
6) Maxime Hodencq (Bel) GP Racing a 46s417
Confira como está o campeonato depois de 4 etapas: 1. Fabrizio Del Monte 34 pontos; 2. Nicky Pastorelli, 21; 3. Norbert Siedler, 9; 4. Tuka Rocha, Bernhard Auinger e Babulus, 7.