A Fórmula 3000 Européia termina a metade de seu certame de 10 provas neste final de semana (18/7), com a disputa do GP da Bélgica no circuito de Spa-Francorchamps. E um dos mais animados para a quinta etapa é o paulista Allam Khodair (ADM Motorsport/Ferretti/Cibraço/ SVLabs). “A cada etapa eu me sinto mais confiante no carro e mais entrosado com a equipe”, confessa o atual campeão brasileiro de Fórmula Renault.
Fazendo sua estréia no automobilismo europeu, uma das dificuldades iniciais de Allam Khodair é a sua falta de conhecimento e experiência nos circuitos do calendário da F-3000 Européia, que abriga pilotos que já disputaram diversos certames europeus em categorias de base. “Spa parece ser muito legal. Eu gostei”, analisou o brasileiro. “Mas só conheci jogando no computador!”, brincou o piloto da ADM Motorsport/Ferretti Cibraço/SVLabs.
Na visão de Khodair, a desvantagem da falta de intimidade com os 6.973 metros do veloz traçado do circuito belga será amenizado pelos treinos adicionais para a quinta prova do ano. Os organizadores da F-3000 programaram para sexta-feira dois treinos livres de 45 minutos, e mais um de 30 minutos. “Teremos três sessões de treinos para conhecer a pista e para testarmos alguns set ups alternativos. É uma situação bem diferente de Monza, onde eu dei nove voltas rápidas e fui direto para a classificação”, anima-se o brasileiro. O treino de classificação será no sábado, com uma hora de duração.
Mesmo sem conhecer os circuitos, e sem a necessária experiência com os potentes e rápidos monopostos da F-3000, Allam Khodair está tranqüilo nesta fase de aprendizado, pois tem recebido muito apoio. “Apesar dos acidentes e contusões que sofri nestas primeiras corridas, eles acreditam muito em mim”, refere-se aos componentes da ADM Motorsport/Ferretti/Cibraço/SVLabs. “Eles estão se empenhando ao máximo para sairmos dessa maré de falta de sorte”, conclui o piloto. A prova em Spa-Francorchamps terá 22 voltas, com largada a partir das 10h15 (horário de Brasília).