O brasileiro Allam Khodair (ADM Motorsport/Ferretti/Cibraço/SVLabs) terminou na nona posição o GP da Bélgica, quinta etapa da Fórmula 3000 Européia, disputada domingo (18/7) no circuito de Spa-Francorchamps. A vitória ficou com o austríaco Bernhard Auinger, seguido do holandês Nick Pastorelli e do italiano Fabrizio Del Monte, o líder do campeonato. O brasileiro Tuka Rocha não terminou.
Depois de um excelente desempenho nos treinos de classificação, quando fez o sétimo tempo, Allam Khodair voltou a largar bem e fechou a primeira volta na sexta posição. Com o carro saindo muito de traseira nas freadas, o brasileiro acabou rodando na terceira volta. “Como choveu no treino de aquecimento, nós colocamos mais freio para as rodas traseiras, e esquecemos de mudar isso para a corrida. Foi um erro da equipe, e que eu também não percebi”, confessou o atual campeão brasileiro de Fórmula Renault. “Quando eu freava não tinha transferência de peso para frente do carro, e ai ficava difícil de controlar”, explicou Allam.
Depois deste problema, Khodair começou a andar em um ritmo constante e rápido, recuperando o tempo perdido. “A partir da metade da prova, já com o freio regulado, o comportamento do carro melhorou, e eu fui tirando de um a dois segundos do pessoal da frente”, disse o representante da ADM Motorsport/Ferretti/Cibraço/ SVLabs. “O máximo que consegui foi terminar em nono, mas o que anima é a evolução que consegui em tão pouco tempo. Eu vou melhorar muito mais ainda”, anima-se Khodair, que vai fazer dois dias de testes antes da próxima etapa, que será disputada dia 29 de agosto em Donington Park, na Inglaterra.
O resultado do GP da Bélgica foi:
1) Bernhard Auinger (Áustria), 22 voltas em 48min09s141 (média 191, 233 km/h);
2) Nicky Pastorelli (Holanda), a 0s652;
3) Fabrizio Del Monte (Itália), a 9s761;
4) Alex Loyd (Inglaterra), a 10s173;
5) Norbert Siedler (Áustria), 17s229;
6) Jonathan Reid (Nova Zelândia), a 22s001;
7) Fausto Ippoliti (Itália), a 26s338;
8) Maxime Hodencq (Bélgica), a 45s641;
9) Allam Khodair (Brasil), a 47s937;
10) Tor Graves (Inglaterra), a 1min10s133.
Classificação do Campeonato após cinco etapas:
1. Fabrizio Del Monte (Itália), 38 pontos;
2. Nicky Pastorelli (Holanda), 27;
3. Bernhard Auinger (Áustria), 17;
4. Norbert Siedler (Áustria), 12;
5. Fausto Ippoliti (Itália), “Babalus” (Itália) e Cristiano Rocha (Brasil) 7;
8. Mathias Lauda (Áustria) e Jonathan Reid (Nova Zelândia), 6;
10. Maxime Hodencq (Bélgica), 3.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.