Os pilotos da Fórmula Toyota Atlantic estão reunidos no circuito de Firebird, no estado do Arizona (EUA), onde realizam esta semana (30 e 31/3) os primeiros treinos coletivos da temporada 2005. O paulista Fernando Rees (Puma USA/Mormaii), da equipe Brooks Associates, é o único brasileiro confirmado na categoria de acesso mais tradicional do automobilismo norte-americano. “É a primeira vez que todas as equipes vão estar na pista. Vou sentir o clima da categoria e conhecer um pouco mais do carro”, afirma o brasileiro de 20 anos de idade. A Toyota Atlantic compete com chassi Swift e motor de 240 cavalos de potência. “É um carro muito rápido em curvas de alta, porque possui efeito-solo”, destaca Rees.
O Firebird Raceway é uma pista bem seletiva. São 12 curvas de alta e média velocidade e uma reta muito longa. Depois de realizar testes na semana passada na pista de Arroyo Seco, no Novo México, Fernando Rees já está mais familiarizado com o carro e a equipe. “Conheci o meu companheiro de equipe e espero que possamos realizar um bom trabalho neste começo de temporada”, avalia Rees, referindo-se ao alemão Andreas Wirth, com quem dividirá o box da equipe Brooks Associates durante a temporada.
Tecnicamente, o piloto brasileiro conseguiu desenvolver um excelente trabalho com o engenheiro de pista Peter Jacobs, que já trabalhou com o mexicano Adrian Fernandez e com o também brasileiro Felipe Giaffone. Durante os testes no circuito de Arroyo Seco, Rees também sugeriu à equipe um ajuste no diferencial que alterou completamente o comportamento do carro. “Foram dias muito produtivos. Tenho certeza de que vamos evoluir ainda mais em Firebird”, aposta Fernando.
Parcerias estratégicas
A ida do piloto Fernando Rees para o automobilismo norte-americano após anos competindo na Europa acabou motivando o lançamento de novas estratégias comerciais com parceiros no Brasil e nos Estados Unidos. Visando explorar o potencial de mercado do maior parceiro comercial do Brasil, a equipe que gerencia a carreira do piloto lançou mão de novas estratégias de promoção de produtos e serviços brasileiros nos Estados Unidos. As ações se baseiam em parcerias para promover determinados setores da economia nos eventos Fórmula Toyota Atlantic, que atraem um grande contigente de público, além da ampla cobertura televisiva nos EUA. Os setores do turismo, softwares e exportação de couro e carnes são os primeiros a se beneficiarem das oportunidades de geração de negócios ligadas a eventos automobilísticos no mercado norte-americano.
A prova de abertura do campeonato está marcada para o dia 10 de abril, nas ruas de Long Beach, na Califórnia. Todas as corridas da Fórmula Toyota Atlantic são preliminares das etapas da Fórmula Cart. No ano passado, mais de 170 mil espectadores acompanharam a etapa de Long Beach, um dos eventos de maior sucesso no automobilismo mundial.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.