Sperafico planeja manter crescimento em Edmonton

Manter o crescimento gradual que vem conquistando desde que estreou na categoria é a meta de Alexandre Sperafico para a oitava etapa do Campeonato Norte-Americano de Fórmula Atlantic. A prova será disputada neste domingo (23), no circuito canadense de 3.175 metros de extensão de Edmonton, no Canadá. O piloto brasileiro, depois de quatro participações, diz-se pronto para a tentativa de consolidação no pelotão intermediário da F-Atlantic.

“A fase mais complicada de adaptação já passou”, considera Sperafico, que defende a Brooks Associates Racing. “Agora, o momento é de trabalhar para conseguir melhores posições de largada. Eu estreei na Atlantic com o campeonato já em andamento, e isso dificulta um pouco as coisas, mas acredito que a partir de Edmonton a gente já possa definir como meta um lugar entre os 10 primeiros no grid para buscar reação nas corridas”, analisa.

Alexandre, que mantém no carro número 10 as logomarcas de Mnyx.com e Sperafico Agro Industrial, está em 20º na classificação do campeonato. Estreou com o 22º lugar em Portland, prejudicado por um acidente na largada. Na rodada dupla em Cleveland, obteve um 16º e um 12º lugar. Na corrida de 10 dias atrás em Toronto, foi 11º. “Os resultados são modestos, ainda, mas têm melhorado a cada corrida. Vamos tentar manter essa evolução”, espera.

O mineiro Raphael Matos, que corre na Fórmula Atlantic pela Sierra Sierra Enterprises, é oitavo no campeonato, com 95 pontos. Está duas posições à frente do paulista Danilo Dirani, da Condor Motorsports, que soma 90. Leonardo Maia, brasileiro naturalizado norte-americano que corre pela Forsythe, é sétimo, com 97. O líder do campeonato é o francês Simon Pagenaud, do Team Australia. Tem 153 pontos, nove a mais que o alemão Andreas Wirth, da Forsythe.