Foi na preliminar da decisão mais empolgante de todos os tempos na Fórmula 1, no último domingo (2), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), que se encerrou a primeira temporada do paulista Alexandre Ruiz Filho (Dermiwil/ Baby Go/ Mazzarello/ DMW Malas de Viagem/ Stanley) no automobilismo.
Ruiz Filho disputou a última rodada da Fórmula BMW Américas, que pela primeira vez competiu no Brasil, com amplas chances de chegar ao título de Estreante do Ano. O final de semana, porém, não teve os resultados desejados e o brasileiro terminou a competição em 3º lugar entre os Estreantes e em 5º na classificação geral.
O paulista sofreu com problemas de acerto de seu Fórmula BMW para a pista de Interlagos e também com o baixo rendimento do motor e acabou obtendo apenas o 10º lugar para a primeira largada e o 9º para a segunda. Nas corridas, sem poder brigar por posições, finalizou em 8º e 9º. “Foi um final de semana para esquecer, eu pensava em brigar pelo título de Estreante, mas não deu”, lamenta o piloto.
Porém, o balanço de sua temporada de estréia no automobilismo foi bastante diferente. “Se pensarmos no final de semana de Interlagos, foi ruim, porque não consegui brigar pelo título”, avalia o piloto. “Mas achei o ano bom como um todo, pensando no campeonato. Terceiro entre os Estreantes e quinto no geral foi muito positivo, ainda mais se levarmos em consideração que era meu primeiro ano no automobilismo”, emenda.
Outro aspecto positivo para o piloto Dermiwil/ Baby Go/ Mazzarello/ DMW Malas de Viagem/ Stanley foi a “bagagem” que adquiriu. “Aprendi muito e este talvez tenha sido o aspecto mais positivo entre todos. O automobilismo tem diferenças básicas para o kartismo e consegui aprender e assimilar muito com relação a isto”, conta Ruiz Filho. “Agora é pensar em 2009”, encerra.
Ruiz Filho já começou a avaliar as melhores opções para a continuidade de sua carreira, mas ainda não está definido onde competirá em 2009.