Aos 17 anos de idade, o brasileiro Giancarlo Vilarinho conquistou neste sábado (25) um resultado que colocou seu nome na lista de pilotos vencedores da Fórmula BMW Americana, categoria que em sua versão européia revelou Sebastian Vettel, Timo Glock, Nico Rosberg e Adrian Sutil para a Fórmula 1. Largando na pole position, ele ganhou pela primeira vez impondo um amplo domínio na terceira etapa da atual temporada, disputada no Virginia International Raceway.
“Eu fiz uma ótima largada e tive condições de abrir uma boa vantagem a partir de então”, contou o piloto, que chegou a estar seis segundos à frente do segundo colocado. Um safety car na parte final da prova, em função de uma rodada de Robert Garcia, eliminou a diferença, mas não tirou o primeiro lugar das mãos de Giancarlo Vilarinho. Em segundo, chegou seu companheiro de equipe na EuroInternational, o colombiano Gabby Chaves. O canadense Alex Ellis, da Autotecnica, foi o terceiro.
Agora, o brasileiro ocupa a vice-liderança do campeonato, com 37 pontos. Gabby Chaves lidera com 57. “Foi muito bom conquistar minha primeira vitória aqui e voltar a brigar pelo título. Tem sido um fim de semana de sonho para mim e para a equipe e espero que possamos manter o desempenho amanhã”, comemorou Giancarlo Vilarinho, que neste domingo (26) larga mais uma vez na pole position na quarta etapa do campeonato, que encerra a rodada dupla do Virginia International Raceway.
Em três corridas nesta sua segunda temporada na F-BMW Americana, o brasileiro soma uma vitória e um segundo lugar. “O resultado de hoje nos deixou contentes porque é a prova da evolução do Giancarlo Vilarinho – que é a grande proposta da categoria. É a recompensa pela dedicação e pelo trabalho que ele vem fazendo comigo desde os primeiros testes no automobilismo em 2007”, elogiou Paulo Carcasci, manager do piloto, que trabalhou com Luciano Burti e Antonio Pizzonia na Fórmula 1.
O resultado da 3ª etapa na Virginia:
1 Giancarlo Vilarinho (BRA/EuroInternational)
2 Gabby Chaves (COL/EuroInternational)
3 Alex Ellis (CAN/Autotecnica)
4 Gianmarco Raimondo (CAN/Autotecnica)
5 Joao Horto (BRA/Team Apex)
6 Martin Sala (COL/Team Apex)
7 Wilson Philippe (FRA/Euro Junior)
8 James Kovacic (AUS/Team Apex)
9 Olivier Lombard (FRA/EuroInternational)
10 Barrett Mertins (EUA/Jensen)
O grid de largada para a 4ª etapa:
1 Giancarlo Vilarinho (BRA/EuroInternational)
2 James Kovacic (AUS/Team Apex)
3 Gabby Chaves (COL/EuroInternational)
4 Martin Sala (COL/Team Apex)
5 Michael Lewis (EUA/EuroInternational)
6 Joao Horto (BRA/Team Apex)
7 Alex Ellis (CAN/Autotecnica)
8 Gianmarco Raimondo (CAN/Autotecnica)
9 Olivier Lombard (FRA/EuroInternational)
10 Wilson Philippe (FRA/Euro Junior)